Da Redação
Com previsão de investimentos da ordem de R$ 250 milhões até o final do atual mandato na área da educação, o prefeito Kalil Baracat, espera ampliar em 20% a oferta de vagas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além de deixar toda a Rede Pública Municipal 100% ampliada, recuperada, sem contar com as novas unidades. Atualmente Várzea Grande atende a 30 mil alunos.
Ele anunciou para os próximos dias as inaugurações da CMEI Nair Sacre de Campos, na Cohab Cristo Rei, toda reformada, ampliada e revitalizada com novos equipamentos e estrutura de atenção as crianças e aos profissionais da Educação.
“Vamos entregar ainda em outubro e novembro a reforma, ampliação e revitalização da EMEB Mamed Untar no Jardim Alá e da EMEB Maria Pedrosa de Miranda no Parque Sabiá, região do Grande São Mateus e as obras não param por aí, pois queremos e vamos avançar ainda mais”, disse o prefeito de Várzea Grande.
Kalil Baracat lembrou dos esforços que a Administração Municipal empreendeu para atender as demandas dos profissionais da Educação que receberam 12,84% de reajuste em 2020 e mais 12,84% em 2022 para os professores, além do enquadramento por nível que atendeu a todos os profissionais da pasta e da Municipalidade, sendo que o RGA para os demais servidores da Educação, bem como para toda a Prefeitura de Várzea Grande foi de 7%.
Em 2021 diante da pandemia da COVID 19 que paralisou as aulas por mais de um ano e também dos impedimentos legais, houve uma retração no setor que agora acelera suas ações para voltar a ter resultados expressivos na educação.
Ele lembrou que o mesmo acontece em relação aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), que é dividido em 70% para investimentos e 30% para custeio e que também teve superávit em sua aplicação da ordem de R$ 3,6 milhões.