
Da Redação
Os vereadores de Cuiabá aprovaram a proposta encaminhada pela Prefeitura de Cuiabá que garante aumento na remuneração dos conselheiros tutelares. Os valores vão salta dos atuais R$ 2.050 para R$ 6,8 mil a partir de janeiro de 2023. A proposta segue para a sanção do prefeito Emanuel Pinheiro.
O vereador Mário Nadaf (PV) destacou que Cuiabá passará a pagar uma das melhores remunerações para essa categoria no país. Ele ainda sugeriu, que a lei resultante desse requerimento receba o nome do ex-conselheiro tutelar Davino Arruda, servidor que já faleceu, mas que liderou o movimento em prol dessa valorização da categoria.
Lilo Pinheiro (PDT) também lembrou a luta de Davino para que os conselheiros alcançassem esta vitória. Outros vereadores também saudaram a categoria: Wilson Kero-kero (PODE) Cezinha Nascimento (PSL) Dr. Luiz Fernando (REPU) Adevair Cabral (PTB) Demilson Nogueira (PP) Marcrean Santos (PP) e a vereador Édna Sampaio (PT) que ressaltou que o Conselho Tutelar está na previsto na Constituição Cidadã e visa garantir direitos e proteger crianças e adolescentes da violência.
Os conselheiros tutelares são eleitos para mandatos a cada 4 anos e são responsáveis por garantir os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A próxima eleição para a categoria será em 2023.