The news is by your side.

Brasileiro Ilan Goldfajn é eleito para a presidência do BID

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

O ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn venceu as eleições para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com sede em Washington, nos Estados Unidos. É a primeira vez que o país ocupará o cargo no banco, após conseguir o apoio de 17 membros regionais e nove de fora na disputa.

O Brasil nunca deteve a presidência do BID e havia um entendimento de que agora seria a vez de o país galgar a posição. Sua campanha, porém, foi atrapalhada por uma tentativa de membros do PT para postergar as eleições da instituição e ganhar tempo para indicar um novo nome, com perfil mais alinhado ao partido, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas para comandar o Planalto, já que Goldfajn  foi indicado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). O BID ignorou o pedido e seguiu com as eleições, que tiveram início às 8h em Washington (10h de Brasília).

Com a saída da Argentina da disputa, o principal concorrente do brasileiro passou a ser o economista e vice-governador do Banco Central do México (Banxico), Gerardo Esquivel Hernández, segundo fontes. Ele foi, inclusive, alvo do ministro da Economia, Paulo Guedes, que indicou o nome de Ilan, durante sabatina, no último dia 12. Na ocasião, Guedes teria questionado o candidato sobre qual seria o direcionamento de sua gestão, por exemplo, no caso da reconfiguração das cadeias produtivas, se o mexicano traria os semicondutores para a América Latina ou para o Acordo entre Estados Unidos, México e Canadá (USMCA, na sigla em inglês, antigo NAFTA).

O BID é uma instituição de fomento para obras e projetos na América Latina. A instituição é a responsável por um capital de US$ 12 bilhões que pode ser repassado a países, Estados e prefeituras.

 

Com GZH

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação