The news is by your side.

Deputado propõe alteração de lei para manter ensino fundamental em escolas religiosas no Estado

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou requerimento em caráter urgente e urgentíssima, nesta quarta-feira (12), para que fosse dado o parecer da Comissão de Constituição, Redação e Justiça (CCRJ) ao Projeto de Lei de n.º 884/2022, para seguir para a segunda votação em plenário pelos deputados na Assembleia Legislativa.

A matéria propõe convênios com as escolas confessionais de cunho religioso com a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc) e evitar possíveis impactos com o cumprimento do Decreto de n.º 723/2020 que dispõe sobre a municipalização das séries iniciais do ensino fundamental.

“Essa parceria vem dando muito certo em Mato Grosso. Tanto que a maioria das escolas confessionais ou religiosas estão com os melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), como por exemplo, o Colégio La Salle, as Escolas Estaduais São José Operário, Santo Antônio e Sagrado Coração de Jesus de Rondonópolis. É neste ponto que temos que reavaliar se o redimensionamento será um benefício para a comunidade escolar”, diz o parlamentar.

Lei

A proposta do Projeto de Lei por parte do deputado, que é vice-presidente da Comissão da Educação da Assembleia Legislativa, foi devido pais de alunos e a empresária e representante das escolas confessionais, Neuza Novais da Rocha – conhecida por Neuzinha, ter apontado a necessidade da alteração da Lei de n.º 6.980/1997 com acréscimo do 1º ao 9º ano ao citar o ensino fundamental para ficar coerente sobre as turmas ofertadas pelas instituições de ensino por meio do regime particular para a pública.

Ela acrescenta que há mais de seis décadas existe essa parceria entre as escolas confessionais e o Estado. “O nosso deputado Thiago Silva está recebendo muitas solicitações dos pais, no sentido da gradatividade com o decreto estadual para fazer as mudanças, também das escolas de origem confessional que tem lei própria, sendo que a lei é maior que qualquer decreto e não podia mexer em nossas escolas”, explica.

Com a presença de pais, professores e alunos que clamavam pela aprovação do Projeto de Lei e cumprimento da lei em vigor, o presidente da CCRJ – deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Brasil) – posicionou que somente no prazo de 24 horas daria o parecer sobre a matéria.

O requerimento apresentado por Thiago contou com a assinatura de outros 12 parlamentares. “Infelizmente, mesmo com o clamor da comunidade escolar, não conseguimos uma resposta imediata. Eles saíram 4 horas da manhã de Rondonópolis para estarem aqui para acompanharem essa votação”, lamentou o deputado.

No estado de Mato Grosso, existem 10 escolas confessionais distribuídas nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Guiratinga, Poxoréu, Jaciara, Alto Araguaia e Dom Aquino.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação