The news is by your side.

STJ determina citação imediata de Robinho por estupro na Itália

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta terça-feira (14), que o ex-jogador de futebol Robinho seja citado “imediatamente” no processo de homologação da pena imposta pela Justiça italiana. A defesa do ex-atleta informou à Corte o endereço em que Robinho pode ser encontrado.

O ex-jogador foi condenado na Itália a nove anos de prisão por estupro coletivo. O governo italiano havia pedido, em outubro, a extradição de Robinho e de seu amigo Ricardo Falco, condenado no mesmo processo. No entanto, o Brasil não extradita seus cidadãos. Diante disso, o país europeu pediu que o ex-jogador cumpra a pena em território brasileiro.

A citação de Robinho é o primeiro passo para o processo de homologação da sentença. Se a defesa apresentar contestação, a ação será distribuída a um relator integrante da Corte Especial do STJ. Quando não há contestação, a atribuição de homologar sentença estrangeira é da presidência do Tribunal.

Ao decidir avançar com o processo de homologação, no fim de fevereiro, a ministra disse que o pedido da Justiça italiana atende aos requisitos legais brasileiros. Mas destacou a complexidade do caso.

“Em um primeiro exame, os requisitos parecem ter sido atendidos, na medida em que a decisão foi proferida pelo Poder Judiciário da Itália, país em que o crime pelo qual o requerido foi condenado teria sido cometido; a decisão homologada indica que o requerido constituiu advogado nos autos e se defendeu regularmente; e houve o trânsito em julgado da condenação”, escreveu a ministra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação