The news is by your side.

Projeto de ex-jogador propõe proibir atletas trans em competições femininas

0

Da Redação

 

O ex-jogador de vôlei e deputado federal Maurício Sousa (PL-MG) apresentou projeto de lei para impedir atletas trans de participar de competições femininas. Além disso, também fez uma indicação ao Ministério dos Esportes para que suspenda a participação de transgêneros em competições olímpicas até a regulamentação legal.

O projeto de lei prevê que “a participação de atletas transgêneros em competições esportivas oficiais, no território brasileiro, dar-se-á apenas em categoria própria, exceto quando forem definidos, pela entidade de administração do desporto responsável pela modalidade, critérios que garantam igualdade de condições desportivas entre os participantes”.

Maurício afirma que “a inclusão de atletas ‘trans’ em competições oficiais fere diretamente os princípios constitucionais de equidade e desportivo de competividade, especialmente entre uma competidora feminina cisgênero e uma transgênero”.

“As atletas transgêneros apresentam fatores biológicos próprios e, muitas vezes, também socialização e desenvolvimento ocorrido durante parte da vida que as colocam em situação vantajosa diante das outras atletas”, explicou o parlamentar.

O deputado reforça que “é inegável que atletas transgêneros possuem o direito de participar de competições esportivas, mas é fundamental garantir a melhor forma de inserção no esporte sem causar desequilíbrio na disputa, tampouco discriminação”.

Em outubro de 2021, Maurício se envolveu em uma polêmica por ter dado a opinião dele sobre a sexualidade do filho do Super-Homem. Ele sofreu preconceito da esquerda e teve a carreira de 15 anos ‘cancelada’. Meses depois, anunciou sua filiação ao PL e foi eleito deputado federal no ano passado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação