The news is by your side.

Pacheco lê requerimento para instalar CPMI do 8 de Janeiro

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autorizou a instalação da CPMI do 8 de janeiro. A leitura do requerimento ocorreu na sessão do Congresso Nacional aberta no início da tarde desta quarta-feira (26).

Antes mesmo da leitura do requerimento que autoriza a instalação, Pacheco afirmou à imprensa que os trabalhos da CPMI, que pretende investigar a ação e omissão nos atos de 8 de Janeiro, serão iniciados a partir da próxima semana.

Sob a autoria do deputado federal André Fernandes (PL-CE), o pedido conta com assinatura de 239 deputados e 38 senadores, segundo a última atualização. O número atual é maior do que o mínimo necessário para que o pedido de instalação da CPMI seja apresentado ao presidente da Casa.

Com a leitura do requerimento feita, o próximo passo deverá ser a indicação dos 32 membros titulares do colegiado que vão compor os trabalhos pelos líderes dos partidos. A definição de todos os nomes ocorrerá somente na próxima semana.

O aval para a instalação da CPMI do 8 de janeiro era aguardado para a sessão da última semana do Congresso Nacional, Pacheco, no entanto, ajudou o governo do presidente Lula e adiou a instalação da comissão, que, diferentemente de uma comissão comum, é “mista”, reunindo deputados federais e senadores.

A instalação da CPMI ocorre em meio à mudança de postura por parte da base governista. Até meados da última semana, o governo era contrário a existência da comissão. O discurso dos aliados de Lula mudou depois que imagens mostraram a presença do então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto no dia em que o local foi invadido por manifestantes.

No mesmo dia das revelações das imagens, divulgadas em primeira mão pela emissora CNN Brasil, Gonçalves Dias deixou o ministério lulista. Além da queda dele, o governo passou a discursar em favor da instalação da CPMI, e agora atua nos bastidores para conquistar aliados para a presidência e a relatoria da comissão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação