The news is by your side.

Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, morre aos 83 anos

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

Morreu nesta terça-feira (19), aos 83 anos, Pedro Herz, dono da Livraria Cultura. A informação foi confirmada pelo seu filho, Sergio Herz, atual CEO da Cultura, ao jornal O Estado de S. Paulo, que afirmou que o pai sofreu um ataque cardíaco fulminante durante a madrugada.

A mãe de Pedro, Eva Herz, fundou a Cultura, mas foi o filho que tornou a marca conhecida no país inteiro. Em 2017 ele publicou o romance “O Livreiro”, pela editora Planeta, em que conta a história da sua família judia que fugiu da Alemanha nazista e veio para o Brasil durante a II Guerra Mundial.

Ao chegar no Brasil, sua mãe começou a trabalhar com aluguel de livros em alemão. Logo depois ela abriu uma loja na Rua Augusta e começou a trabalhar com títulos em português. Em 1969, já com Pedro como sócio, a livraria se mudou para o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Após anos de uma política de expansão pela cidade de São Paulo e por outros estados brasileiros, nos anos 2000, a Cultura mergulhou em crise. Em 2018, pediu recuperação judicial, com uma dívida de R$ 285,4 milhões com fornecedores e bancos.

A rede, que chegou a ter 17 lojas e 1,5 mil funcionários, agora conta com apenas duas lojas físicas abertas: no Conjunto Nacional, em São Paulo; e no Bourbon Shopping, em Porto Alegre.

No dia 26 de junho de 2023 a loja do Conjunto Nacional chegou a ser fechada, gerando uma grande comoção no mercado livreiro. Ela foi reaberta em 6 de julho, mas enfrentou uma ordem de despejo em agosto, que foi revertida.

Em fevereiro de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso da livraria e autorizou a continuidade da ordem de despejo. Por enquanto, a Cultura segue funcionando normalmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação