Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

Justiça determina que ex-secretária de Pátio recolha materiais com fake news contra Cláudio Ferreira

Kamila de Carvalho foi obrigada a suspender a entrega de panfletos e divulgação de vídeos com fake news

0

Da Redação

 

A 46ª Zona Eleitoral determinou nesta quarta-feira (14) que a ex-secretária de Zé do Pátio e apoiadora do candidato do PSB a prefeito, Paulo José, a advogada Kamila de Carvalho Dourado, recolha de forma imediata materiais com fake news contra o deputado estadual e candidato do PL à Prefeitura de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL),

Na liminar, a Justiça afirma que, após análise, foi possível verificar que as provas indicam a veiculação de “propaganda extemporânea negativa”, com a exposição de conteúdo falso e descontextualizado, criando percepções negativas contra Cláudio Ferreira.

O material produzido pelo “Movimento Tarifa Zero” veio após a declaração de Cláudio Ferreira em que afirmou que uma de suas propostas é garantir um transporte coletivo de qualidade a um real em Rondonópolis.

“Hoje nossa cidade não tem um transporte coletivo que funcione. É impossível nós termos uma cidade desenvolvida sem ter um sistema de transporte eficiente, por isso queremos construir as estruturas necessárias, e nós vamos fazer também a passagem aqui em Rondonópolis a 1 real. Assim como nós fizemos na CNH Social, vamos fazer a passagem do transporte coletivo a R$1,00, é um compromisso”, destacou em recente entrevista.

Além de determinar o recolhimento imediato dos panfletos, a Justiça também pediu a suspensão da distribuição de vídeos que contêm alegações inverídicas sobre Cláudio Ferreira, sob pena de multa diária de R$5 mil.

A Justiça Eleitoral enfatizou que a disseminação de fake news pode comprometer a igualdade de oportunidades entre os candidatos. “Em juízo de cognição sumária, constato que os materiais em questão possuem o condão de influenciar de maneira negativa o eleitor, uma vez que ultrapassaram os limites da livre manifestação de pensamento, caracterizando-se como uma postagem disseminadora de propaganda eleitoral vedada (fake news)”, diz um trecho do documento.

A atuação de Kamila, que é aliada do grupo de campanha de Paulo José, levanta preocupações sobre a integridade do processo democrático em Rondonópolis devido às desinformações.

Na liminar, fica claro que o material divulgado por Kamila contém mentiras, já que o Projeto de Lei nº 1.308/2024 ainda não foi votado na Assembleia Legislativa e, atualmente, encontra-se na Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte para emissão de parecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação