The news is by your side.

Senado aprova projeto que isenta medicamentos do imposto de importação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O Senado Federal aprovou um projeto de lei que isenta medicamentos do imposto de importação. Esta medida, que agora aguarda a sanção presidencial, é aplicável a medicamentos cujo valor não ultrapasse US$ 10 mil, o que equivale a aproximadamente R$ 60 mil na cotação atual.

A iniciativa surge após uma Medida Provisória anterior, que garantia essa isenção, ter perdido sua validade devido à imposição de uma taxação de 20% sobre compras internacionais de até 50 dólares.

Com o vencimento da Medida Provisória em outubro, foi necessário apresentar um novo projeto de lei no Congresso Nacional. Após sua aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto seguiu para o Senado, onde também recebeu aprovação. Agora, ele aguarda a sanção do presidente da República.

O projeto aprovado também altera o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). O objetivo é esclarecer que as importações com a redução de alíquota poderão ser feitas também por empresas intermediadoras.

O programa permite que montadores e outras empresas habilitadas importem peças e componentes com redução tarifária, de 16% para 2%, desde que não haja produção nacional equivalente. De acordo com o relator, senador Cid Gomes (PSB-CE), a medida vai simplificar a vida das empresas.

“Entendemos que sejam positivas as iniciativas pois facilitam a aquisição de veículos e autopeças estrangeiros e, assim, ajudam a reduzir o grau de fechamento de nossa economia em relação ao mundo, aumentando a concorrência e estimulando nossa indústria a melhorar seus produtos, de forma a competir com os importados”, disse o senador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação