Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

‘Impunidade generalizada’, diz TI sobre STF

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

A ONG Transparência Internacional classificou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, sobre a anulação das ações contra o ex-ministro Antônio Palocci como “mais um passo do desmonte do enfrentamento à macrocorrupção no Brasil”, e que “as anulações sistemáticas de condenações por macrocorrupção abalam, fortemente, a confiança da sociedade no STF”.

“Mais do que nunca, as decisões de alguns ministros do Supremo (e a omissão de outros), garantindo impunidade generalizada de corruptos poderosos, são, hoje, uma ameaça real ao Estado democrático de direito no Brasil”, diz trecho do comunicado.

Na última quarta-feira (19), Toffoli declarou a “nulidade absoluta de todos os atos praticados” contra o Palocci nas investigações e ações da Lava Jato, inclusive na fase pré-processual, estendendo a Palocci decisões que beneficiaram o presidente Lula (PT). A alegação do ministro é de que o “método” usado pelo ex-juiz Sérgio Moro e pelos procuradores da força-tarefa de Curitiba prejudicaram Palocci.

A Transparência Internacional lembrou que o esquema de “macrocorrupção da Odebretch” é o maior caso “transnacional da história” e que “as anulações das investigações e condenações pelo caso já levaram a OCDE a cobrar explicações do Brasil pelo descumprimento da Convenção contra o Suborno Transnacional”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação