Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

Lula indica Guido Mantega para vaga na Eletrobras

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

Desde que Lula (PT) retornou à Presidência da República, os atores que quebraram o País durante os governos petistas estão saindo dos bastidores para voltar a atuar nos palcos da política. Após os acionistas da Vale rejeitarem o nome de Guido Mantega para presidir a companhia, o presidente Lula deu um jeitinho de indicar o ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff (PT) para o conselho fiscal da Eletrobras.

Em 2016, Mantega foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no processo das “pedaladas fiscais”, que resultaram também no impeachment da ex-presidente Dilma. Em 2023, a ação foi extinta pelo Tribunal Regional Federal.

Lula ainda nomeou três representantes para o conselho de administração da Eletrobras: Nelson Hubner, ex-diretor-geral da Aneel; Maurício Tolmasquim, diretor executivo de transição energética da Petrobras; e Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia. As indicações ainda precisam do aval de acionistas e serão pautadas na assembleia marcada para 29 de abril.

As indicações foram feitas após a Eletrobras assinar termo de conciliação sobre limitação do poder de voto de acionistas a 10%, que virou objeto de ação judicial em tramitação no STF. Pelo acordo, o governo federal ficou com direito a três dos dez integrantes do conselho de administração da companhia e a um dos cinco representantes do conselho fiscal.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação