The news is by your side.

Lupi pede demissão após fraudes no INSS

0

 

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião nesta sexta-feira (2). A saída ocorre depois da Polícia Federal revelar investigações sobre um esquema de descontos em aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prejuízo estimado da fraude é de R$ 6,5 bilhões no período de 2019 a 2024.

A ação da PF, batizada de Sem Desconto, foi deflagrada na última quarta-feira (23) e resultou no afastamento de membros da cúpula do órgão. No mesmo dia, Lula demitiu o então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto. Três dias depois, o Jornal Nacional, da TV Globo, revelou que as atas das reuniões do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) mostram que Lupi foi alertado sobre o aumento de descontos não autorizados em aposentadorias em junho de 2023, mas levou 10 meses para tomar alguma providência.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação