A desembargadora Serly Marcondes Alves tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o desembargador Marcos Henrique Machado tomou posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral na gestão do biênio 2025-2027.
A eleição e posse ocorreu em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (14), após uma disputa judicial e anulação do primeiro pleito, realizado no dia 29 de abril, que havia definido Machado como presidente e Marcondes como vice.
Serly recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alegando que não poderia ser reconduzida ao cargo de vice, usando como base o artigo 1º da Resolução TSE nº 23.493/2016 e o artigo 102 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lomam), que vedam reeleição para o mesmo cargo diretivo.
“A Justiça Eleitoral é um bem nosso, é um bem do povo. E estou na construção desse caminho, nesses dois anos, para o fortalecimento da Justiça Eleitoral, de todos os membros que estão aqui. Estou fazendo o compromisso de, juntamente com o vice-presidente, construção de um Tribunal Eleitoral forte, hígido, transparente e honesto”, disse Serly após a solenidade de eleição no Plenário do Tribunal, em Cuiabá.