The news is by your side.

As 28 maiores cidades dos EUA estão afundando, segundo satélites

0

Forbes

 

As cidades mais populosas dos Estados Unidos estão se encontrando em terreno cada vez mais instável, com dados de satélite revelando que 28 grandes cidades americanas estão afundando, de acordo com uma nova pesquisa. Cerca de 34 milhões de pessoas são potencialmente afetadas, cerca de 12% da população. A culpa é da extração de água de aquíferos subterrâneos, muitos dos quais se desintegram e compactam no solo.

A pesquisa, publicada na Nature Cities, revelou que metrópoles, incluindo Nova York, Dallas-Fort Worth, Houston e Seattle têm áreas urbanas que estão afundando entre dois e 10 milímetros por ano. Pelo menos 20% da área urbana em cada uma das 28 cidades está afundando, sugerem os dados, embora o problema seja muito mais sério na maioria das cidades afetadas, com 25 das 28 cidades tendo pelo menos 65% da área urbana afundando.

As 28 cidades são Austin, Boston, Charlotte, Chicago, Columbus, Dallas, Denver, Detroit, El Paso, Fort Worth, Houston, Indianápolis, Jacksonville, Las Vegas, Los Angeles, Memphis, Nashville, Nova York, Oklahoma City, Filadélfia, Phoenix, Portland, San Antonio, San Diego, São Francisco, San Jose, Seattle e Washington, DC

Segundo os autores, mais de 29.000 edifícios estão em risco em áreas de alto e muito alto risco de danos, com até mesmo um pequeno deslocamento do terreno para baixo ameaçando a integridade estrutural de edifícios, estradas, pontes e represas.

A pesquisa baseia-se em medições de radar da constelação de satélites Sentinel-1, que utilizam seus instrumentos de Radar de Abertura Sintética para medir as mudanças de elevação do solo em todas as cidades dos EUA com população superior a 600.000 habitantes. Os dados foram usados ​​para criar mapas de subsidência de alta resolução nas 28 cidades mais populosas dos EUA. A mesma tecnologia é frequentemente usada para medir mudanças no gelo marinho, derramamentos de óleo e mudanças no uso do solo.

A cidade que mais afunda é Houston, onde mais de 12% de sua área afunda mais de 10 milímetros (cerca de 1/5 de polegada) por ano e algumas manchas localizadas afundam até 5 centímetros (2 polegadas) por ano. Duas outras cidades do Texas, Fort Worth e Dallas, não ficam muito atrás. Algumas zonas localizadas de rápido afundamento em outros lugares incluem áreas ao redor do Aeroporto LaGuardia, em Nova York, e partes de Las Vegas, Washington, DC e São Francisco.

Há um impacto localizado semelhante em Nova York, Las Vegas e Washington, DC. No entanto, Nova York, Chicago, Seattle, Denver [e cinco outras cidades] estão afundando menos, cerca de dois milímetros por ano Grande parte da cidade de Nova York está afundando lentamente, com alguns pontos críticos, especialmente ao redor do Aeroporto La Guardia.

O que está causando a subsidência

Em termos de densidade populacional, oito cidades (Nova York, Chicago, Los Angeles, Phoenix, Houston, Filadélfia, San Antonio e Dallas) concentram mais de 60% da população que vive em terrenos afundados. Essas mesmas oito cidades sofreram mais de 90 inundações significativas desde 2000, afirmam os autores, sendo o rebaixamento da topografia uma das causas.

A causa, segundo os pesquisadores, em 80% dos casos é a extração de água subterrânea, com cidades em rápido crescimento expandindo a extração de água doce de aquíferos mais rapidamente do que a capacidade de reposição. No Texas, o problema é agravado pelo bombeamento de petróleo e gás, afirma o artigo. “À medida que as cidades continuam a crescer, veremos mais cidades se expandindo para regiões em subsidência”, disse Ohenhen. “Com o tempo, essa subsidência pode gerar tensões na infraestrutura que ultrapassarão seu limite de segurança.”

Movendo-se para soluções

Os autores sugerem gerenciar a extração de águas subterrâneas com mais cuidado, usar edifícios e infraestrutura mais resilientes e monitorar mais. “Em vez de simplesmente dizer que é um problema, podemos responder, abordar, mitigar e nos adaptar”, disse Ohenhen. “Precisamos buscar soluções.”

Em 2023, cientistas descobriram que mais de um milhão de prédios na cidade de Nova York — e a construção incessante — podem estar causando o afundamento da cidade , agravando o risco de futuras inundações.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação