Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

Durante audiência na Câmara, secretário garante que a capital terá até 2,1 mil cuidadores de alunos com deficiência

0

Redação/Imagem: Rennan Oliveira/Secom Cuiabá

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá anunciou a ampliação do número de Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs) para até 2.100 profissionais. A medida foi apresentada pelo secretário municipal de Educação, Amauri Monge, durante participação em sessão da Câmara de Vereadores, como resposta à crescente demanda de estudantes que necessitam de atendimento especializado. O secretário, durante participação na tribuna da Casa de Leis, não informou quanto tempo será necessário para efetiva contratação e atendimento.

Segundo o secretário, o número de CADs saltou de 1.200 para 1.700 nos últimos meses, e um novo termo aditivo, já assinado, permitirá a contratação de profissionais. “Estamos empenhados em garantir que todas as unidades de ensino, sejam creches ou escolas, recebam o apoio necessário, conforme a necessidade de cada uma”, afirmou Monge. Atualmente, empresa Costa Oeste Ltda é responsável pela prestação de serviços ao Município. A Costa Oeste assumiu o serviço após o rompimento do contrato da Prefeitura com a empresa Conviva, em 2 de fevereiro.

A decisão surge em meio a protestos reiterados de pais de alunos com deficiência, que manifestaram preocupação com a falta de atendimento adequado em algumas unidades. “Entendemos a angústia das famílias e estamos agindo com seriedade. Ninguém será deixado para trás”, destacou o secretário.

Um dos desafios enfrentados pela pasta, de acordo com o relato do secretário, é o aumento expressivo de diagnósticos de alunos neurodivergentes, incluindo grande incidência de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Questionado sobre denúncias de tratamento inadequado por parte de alguns profissionais, o secretário  informou que irá intensificar a orientação às diretoras escolares e capacitar equipes para garantir acolhimento adequado e respeitoso.

Ele ainda ressaltou a importância da valorização dos profissionais da educação: “Estamos realizando estudos para a implementação de bonificação por desempenho e desenvolvimento profissional, como forma de reconhecer o esforço e promover a qualidade do ensino”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação