Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

Sem competência

TJ extingue ADI e mantém agência reguladora criada por Abílio

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O judiciário de Mato Grosso extinguiu, sem resolução do mérito, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo Ministério Público Estadual contra a criação da nova agência reguladora dos serviços públicos da Capital, a Cuiabá Regula.

A decisão foi proferida nesta terça-feira (10) pela desembargadora Clarice Claudino, que se esquivou de julgar o processo. Isso, porque segundo ela, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso não tem competência para decidir sobre o tema, uma vez que a constitucionalidade da lei impugnada é questionada frente à Constituição Federal.

“Dessa forma, ante à flagrante incompetência desta Corte para processar o feito, que tem por parâmetro Leis Federais infraconstitucionais e dispositivos da Constituição Federal, a ação deve ser extinta sem resolução do mérito”, explicou a magistrada em trecho da decisão.

O procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, havia ingressado com uma ADI pedindo a suspensão imediata da Lei Complementar que criou uma nova agência de fiscalização e regulação dos serviços públicos delegados do município.

Para o ele, a extinção da Arsec e a criação de uma nova agência reguladora não apresentam justificativa plausível, e ocorreu de forma arbitrária e em desacordo com a legislação federal que trata da regulação do saneamento básico.

Na ação, o procurador questiona, especialmente, a falta de autonomia da nova agência reguladora, que estaria vinculada diretamente ao gabinete do prefeito. Segundo ele, isso vai de encontro às diretrizes nacionais obrigatórias para a atuação de agências reguladoras.

A extinção da Arsec e a criação da nova agência reguladora foi aprovada pelo vereadores da Capital em abril deste ano.

Com a extinção da ação, a nova diretoria deve tomar posse nos próximos dias. Trata-se de Alexandre Cesar Lucas para Diretor Regulador Presidente; Carlos Rafael Damian Gomes de Carvalho para Diretor Regulador de Transporte Coletivo Urbano; Hemerson Leite de Souza para Diretor Regulador de Saneamento Básico; e Vanderlúcio Rodrigues para Ouvidor Geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação