The news is by your side.

“Mulheres que não são modestas incomodam”, diz Ana Paula Padrão sobre ambição

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Terra

Uma brilhante dançarina, que largou os palcos mineiros para trabalhar na TV como jornalista. Foram quase 20 anos na TV Globo, dando a cara para importantes coberturas jornalísticas. Passou também por SBT, Record e Band. Uma trajetória profissional longa, robusta e de muita notoriedade, que contribuiu para que Ana Paula Padrão se tornasse inspiração em um mundo ainda muito machista, principalmente no ambiente de trabalho.

“Mulheres que não são modestas e falam abertamente sobre suas conquistas incomodam”, apontou a jornalista em entrevista exclusiva ao Terra. Segundo ela, a expectativa social em torno do homem está associada à ambição, enquanto a da mulher está relacionada à modéstia.

Filha de um homem conservador, cuja esposa parou de trabalhar fora para se dedicar à criação dos filhos, Ana Paula conta que tinha tudo para ter tido uma criação tradicional, em que mulheres são ensinadas a dedicar-se ao cuidado do lar e dos filhos. Apesar disso, a educação que recebeu a estimulou a querer alçar voos cada vez mais altos.

Ela relata nunca ter ouvido do pai frases como “vai casar quando?”, “esse homem não é um bom partido”, ou ainda “para que ser tão ambiciosa?”. Seria perfeitamente natural que essas frases viessem daquele homem, mas não vieram. Ao contrário, ele sempre a orientou a fazer faculdade e escolher uma profissão que lhe garantisse um bom futuro.

“Acho que demorei muito a reconhecer as barreiras de gênero, porque elas nunca me foram impostas quando eu era criança –e isso me beneficiou muito ao longo da vida. Entendi muito rápido que, se eu não fosse a primeira defensora do meu valor, seria muito difícil que outra pessoa viesse em meu socorro.”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação