The news is by your side.

sem som mecânico

Nova ‘Lei do Silêncio’ pode limitar festas de bairro após a meia-noite

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Patrícia Neves

Na iminência da votação da nova Lei do Silêncio, a Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta segunda-feira (17), uma audiência pública para discutir os impactos da proposta da Prefeitura de Cuiabá. A nova legislação prevê a definição de limites de emissão sonora, variando conforme o tipo e o horário dos eventos.

Durante a discussão, o empresário Lademir Sette, proprietário da Lade Sound Stage – conhecido como Lade Som –, comemorou avanços no diálogo com a Prefeitura e destacou a necessidade de ajustes técnicos e alertou sobre os eventos de rua.

Em relação às festas de bairro e eventos de rua, a proposta estabelece que o limite será de 85 decibéis até as 22h, e 70 decibéis até a meia-noite. Após esse horário, nenhum tipo de som amplificado será permitido. Se aprovada, a nova norma poderá proibir eventos públicos com som após a “zero hora”.

“Esses eventos de rua não serão mais permitidos depois da meia-noite. Se isso for aprovado pela Câmara, será considerado infração. Mas o objetivo aqui não é criar problemas. Estamos tentando encontrar soluções para que todos possam trabalhar de forma honesta e que as pessoas possam curtir a noite cuiabana com equilíbrio”, defendeu o empresário.

Ele ainda criticou práticas da Secretaria de Ordem Pública, alegando que fiscais estariam realizando aferições de ruído dentro dos estabelecimentos, o que contraria normas técnicas. “Foi acordado em reuniões anteriores que, para os bares, a aferição será feita com base em um limite de 70 decibéis, com medições realizadas a 20 metros de distância do local. Havia distorções por parte de alguns fiscais, mas isso está sendo corrigido na nova legislação, em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública”, afirmou.

O que é permitido?

De acordo com o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a  nova legislação diferencia eventos ocasionais, como aniversários e confraternizações em residências ou quiosques, de atividades contínuas, como bares e restaurantes. Para eventos domésticos sem licenciamento, o limite será de 70 decibéis até às 22h, caindo para 55 decibéis entre 22h e meia-noite. Após esse horário, não será permitido o uso de som mecânico, automotivo ou amplificado.

Estabelecimentos com alvará para funcionamento noturno terão limites maiores: 75 decibéis até 22h, 65 até meia-noite, e 60 decibéis entre meia-noite e 8h. Já eventos religiosos ou culturais em áreas públicas, como festas juninas, terão tolerância de até 85 decibéis até 22h, com redução gradual até a meia-noite. Após esse horário, só poderão continuar sem som mecânico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação