
Faltando pouco menos de 30 dias para a 14ª edição do Festival Braseiro e com mais de 50% dos ingressos vendidos, o evento já tem garantido atrações musicais para todos os gostos. Serão ao todo seis shows, divididos em dois palcos que se apresentarão durante as seis horas de festa. O evento será realizado no dia 12 de julho, das 15h às 21h, no Sesi Papa, em Cuiabá.
A novidade deste ano é a apresentação da banda Texas Radio, especializada em Folk Music. Este gênero é típico dos Estados Unidos e países europeus, no qual emprega formas de música e estilos de performance tradicionais instrumentos acústicos.
Já veteranos no Braseiro, as bandas Red Fox e Plebheus estão confirmadas neste ano. A banda Red Fox é referência nacional em country music e country rock, com mais de 20 anos de estrada. Já a Plebheus se dedica ao rock nacional e canta o melhor de ícones como Tim Maia, Legião Urbana, Pitty, Raimundos e até Mamonas Assassinas.
Sertanejo também está na programação. A dupla Vitor e Fernando será a responsável por apresentar músicas autorais, além dos maiores sucessos dos cantores brasileiros do gênero. Para quem gosta de sertanejo raiz, com moda de viola e dos clássicos, poderá conferir o show do grupo Os Altaneiros. E como churrasco combina com samba e pagode, O Festival Braseiro terá a apresentação de Filhos da Resenha.
“Churrasco bom tem que ter música boa. Por isso pensamos em trazer shows de qualidade que agradem os mais diversos públicos. Serão seis horas ininterruptas de comida boa, bebidas geladas e de apresentações musicais”, afirma Marco Túlio Duarte Soares, presidente da Associação Braseiro e idealizador do evento.
Em cada uma das últimas edições, em Cuiabá e Rondonópolis, o festival atraiu cerca de 6 mil pessoas e mais 500 churrasqueiros voluntários estiveram à frente das estações de churrasco, oferecendo cortes nobres, preparados com excelência e técnica por assadores experientes, todos engajados em um propósito maior: transformar o sabor da carne mato-grossense em impacto social positivo.
O Braseiro nasceu em 2016 com o objetivo de promover a carne produzida em Mato Grosso, fortalecer a cadeia produtiva e, ao mesmo tempo, colaborar com quem mais precisa, pois todo o lucro arrecadado é destinado a instituições sem fins lucrativos.
“A carne mato-grossense é uma das melhores do Brasil. O Braseiro é uma vitrine para o nosso produto, mas é, sobretudo, uma ação coletiva de amor ao próximo. Tudo aqui é feito com paixão, por pessoas que acreditam que o churrasco pode, sim, mudar vidas”, destaca Marco Túlio.
Desde sua criação, o festival já destinou aproximadamente R$ 3,1 milhões em doações para instituições de caridade. Todo o lucro do evento é revertido para essas organizações, fortalecendo o caráter filantrópico que é a marca registrada do Braseiro.
Serão 80 estações nas quais os convidados poderão saborear os mais variados tipos de cortes e preparos de carnes bovina, suína, de carneiro, de frango, peixes e ainda sobremesas. Entre as opções, tem parrilla, carnes assadas no fogo de chão, hambúrguer, paella de frutos do mar e sobremesas.
Durante todo Festival Braseiro serão oferecidos cerveja Louvada, refrigerantes e água. Também haverá bebidas destiladas não incluídas no open bar e a renda será revertida para uma instituição beneficente.