The news is by your side.

Do Rio para o Mar

Estela Ceregatti encanta com show que une arte, paixão e inclusão no lançamento do novo álbum

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Arrebatador, inclusivo e emocionante. Assim foi o show de lançamento do álbum Do Rio para o Mar, da cantora e multi-instrumentista Estela Ceregatti, na noite de domingo (29), no Teatro da UFMT. Com ingressos esgotados, o espetáculo surpreendeu o público pela entrega, técnica e amor por Mato Grosso, que são marcas registradas da artista.

Estela apresentou um roteiro envolvente, que intercalou canções autorais com momentos de interação e agradecimentos. O show começou com o single Água, Memória Ancestral, Na Chapada, Vagalumes, Além do Quebra Mar e a faixa-título Do Rio para o Mar. O palco também recebeu participações especiais de artistas como Nathally, Cris, Pacha Ana, Jhoana e Mateus, reforçando a riqueza da produção. Ao todo, foram 12 músicas que encantaram o público.

Além da força musical, a noite ficou marcada pelo cuidado com a acessibilidade. O show contou com audiodescrição ao vivo e intérprete de Libras durante toda a apresentação. Para a atriz, poeta e cantora Maju Barros, que tem mobilidade reduzida, a experiência foi transformadora.

“O show foi lindo, deslumbrante, muito mais do que eu esperava. Chorei muito. A acessibilidade me surpreendeu demais, porque nós, pessoas com deficiência, não estamos acostumadas a ver isso. Ver todo mundo sentindo a mesma coisa foi lindo demais”, afirmou emocionada.

Dani Paula, jornalista e autora do poema Água, musicado por Estela, também se declarou tocada pela interpretação.“A Estela recriou a poesia comigo. A primeira vez que ouvi foi um estrondo de cachoeira dentro de mim. Quem escuta essa música na voz da Estela sente a mesma coisa”, disse.

O projeto de gravação do álbum, que envolve seu lançamento, foi contemplado pelo edital FUNARTE Retomada e o show de lançamento também contou com o apoio do Edital Viver Cultura – Expressões Artísticas – Lei Paulo Gustavo – SECEL MT. E do EDITAL AUFA – Fomento Cultural – Aldir Blanc – PNAB – APOIO SMCEL.

“Estela é uma multiartista que entrega o melhor material, representando a diversidade cultural e natural de Mato Grosso com paixão e técnica”, destacou Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel.

Já o secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson, reforçou a importância da artista, considerada por ele, uma das melhores artistas do Brasil na atualidade. “Multi-instrumentista, cantora e selecionada em editais nacionais e locais de alta concorrência, é preciso dizer que foi a única cantora do Centro-Oeste selecionada pela Funarte em um edital tão rígido e concorrido no Brasil. É uma honra prestigiar esse lançamento”.

O espetáculo coroou o talento e o compromisso de Estela Ceregatti em levar ao público uma arte que emociona, inclui e valoriza as raízes mato-grossenses. “Estou realizada com esse álbum, fruto do trabalho de muitas mãos. Realmente, o show dessa noite foi um desaguar de um rio para um mar e esse mar foi o público. Gratidão mais uma vez!”, afirmou Estela.

ÁLBUM – Gravado em outubro de 2024 no estúdio Fábrica do Som, em Várzea Grande, o álbum tem produção musical de André Magalhães e Jhon Stuart, que também assina os arranjos instrumentais. A direção artística e os arranjos vocais são da própria Estela, que constrói uma narrativa atravessada por memórias afetivas, ancestralidade e experiências vividas em diferentes territórios.

A faixa-título, “Do Rio para o Mar”, nasceu do primeiro encontro de sua filha, Jhoana, com o mar, em Salvador, e foi composta em parceria entre mãe e filha, em um momento que a artista classifica como inesquecível. Além da temática das águas como elemento central, o álbum também reverencia entidades como Yemanjá e Oxum, e traz colaborações com artistas de diferentes regiões. Entre as canções estão composições criadas em Belém, como a parceria com Christopher Chaves, inspirada pela Baía do Guajará, e canções nascidas em La Paz, durante uma turnê em que a artista representou Mato Grosso. Em Cuiabá, surgiram colaborações com a historiadora, atriz e cantora Nathally Sena, além da já citada parceria com Dani Paula.

“Do Rio para o Mar” foi um projeto contemplado pelo edital FUNARTE Retomada, que representa a região Centro-Oeste, sendo um marco na carreira da artista. Trata-se do sexto álbum da carreira da artista, além de Monofoliar (2013); Simbiose (2015); AR (2017; Cacica (2022) e Terra Força Mulher (2022). Lembrando que ainda está por vir, o álbum “Fogo”.

A produção artística do álbum é assinada por Estela Ceregatti e Nathally Sena, com produção executiva de Irene Palácio, Ênio Castilho e Gislene Castilho, identidade visual de Fred Gustavos e fotografia de Henrique Santian. Já a direção artística e os arranjos vocais são da própria Estela, que tece uma narrativa rica em memórias afetivas, ancestralidade e experiências vividas em diversos lugares.

 Sobre Estela Ceregatti

Natural de Cuiabá, Estela Ceregatti é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical e professora de canto. Formada em música pela UFMT e especialista em Antropomúsica e Cantoterapia, a artista também é mestranda em Antropologia Social pela UFMT.

Reconhecida nacionalmente, já venceu prêmios como o Grão de Música (SP), o Music Pro Awards (DF) e o Funarte Retomada. Com uma carreira marcada por apresentações em festivais e concertos, Estela representa Mato Grosso com canções que entrelaçam poesia, cultura e natureza.

Além de se dedicar à sua carreira solo e representar Mato Grosso em diversos festivais nacionais e internacionais, a artista tem participação efetiva em concertos com orquestras e outros grupos locais, seja como “cantautora”, como ela mesmo se define, ou intérprete.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação