MORADIA FIXADA
Avallone diz que situação no Contorno Leste é caso de desocupação, não de desapropriação
Kamila Araújo

O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) afirmou que a situação envolvendo a ocupação irregular na região do Contorno Leste, em Cuiabá, não deve ser tratada como caso de desapropriação, mas sim de desocupação. Isso, porque segundo ele, existem famílias que realmente fixaram moradia no local e estão sendo usadas por empresários para garantir a legalização da área.
Diante disso, o parlamentar afirma que é preciso distinguir quem necessita de assistência social daqueles que estariam utilizando o movimento para fins políticos ou de conflito.
“Ali não é caso de desapropriação, é caso de desocupação e de identificar as pessoas que realmente necessitam do espaço, conforme o levantamento social. Nós precisamos arrumar um lugar adequado para essas pessoas estarem”, declarou.
“Tem tanta coisa que aconteceu lá, inclusive uma morte, o que não é comum nesse tipo de processo. Aproveitar dessas poucas pessoas para fazer uma invasão daquela proporção, com morte de pessoas, isso é um absurdo e nós não podemos concordar com isso”, completou .
O parlamentar defendeu que o Estado e a Prefeitura de Cuiabá atuem juntos para buscar alternativas habitacionais às famílias que comprovadamente precisam de moradia. Segundo ele, independentemente do número de pessoas envolvidas na ocupação — “sejam 50, 60, 150 ou 10” — é dever do poder público oferecer uma solução responsável e segura.
A região do Contorno Leste, que compreende obras de mobilidade urbana em Cuiabá, tem sido alvo de um imbróglio jurídico. Com receio de serem despejados, os morados tem se movimentado.
Leia mais – Abílio quer revisão de estudo social do Contorno Leste e cogita compra da área avaliada em R$ 20 mi
Na última segunda-feira (30) eles promoveram uma manifestação em frente a Prefeitura de Cuiabá, e nesta quarta-feira (02), aproveitaram a sessão ordinária para marcarem presença na Assembleia Legislativa.