
O deputado estadual Gilberto Cattani (PL), representante da extrema direita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, foi vaiado por moradores da região do Contorno Leste durante a sessão plenária desta quarta-feira (2). O parlamentar usava a tribuna para criticar o que chamou de “bagunça da reforma agrária”, quando foi interrompido por vaias e protestos vindos da galeria. Cattani discursava sobre políticas públicas voltadas à distribuição de terras e relembrou sua experiência pessoal com o processo de reforma agrária.
“Em 1988, fui selecionado para adquirir um imóvel e não era essa bagunça. A reforma funcionou e levou Lucas do Rio Verde a se tornar uma potência. Essa, sim, é reforma agrária. Eu nunca invadi área”, afirmou o parlamentar. A manifestação partiu de moradores do Contorno Leste, que acompanhavam a sessão na Casa de Leis. Nesta semana, o grupo também realizou protesto em frente ao Palácio Alencastro e dialogou com o prefeito Abílio Brunini (PL).
Eles cobram uma solução diante da ameaça de reintegração de posse na região. No total, mais de 1,5 mil famílias ocupam a área, mas apenas 172 foram reconhecidas pelo sistema da Prefeitura de Cuiabá como estando em real situação de vulnerabilidade social — o que, segundo os moradores, não reflete a realidade do território.