AMBIENTE HOSTIL
Após antecipação de exoneração de secretário, Paula Calil reforça busca por perfil técnico para a Comunicação
Patrícia Neves

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (Republicanos), lamentou nesta quinta-feira (3) a saída do secretário de Comunicação da Casa, Luiz Gonzaga. O jornalista, que havia anunciado sua exoneração na última quarta-feira (2), inicialmente se comprometeu a permanecer no cargo até o dia 30 de julho, mas surpreendeu ao antecipar sua saída durante um discurso de despedida na tribuna, ao afirmar que “há coisas que o dinheiro não é capaz de comprar” e pedir a publicação imediata do ato de exoneração.
Em declaração oficial, Calil reconheceu o trabalho desempenhado por Gonzaga, destacando seu perfil técnico e o impacto positivo que trouxe à imagem institucional da Câmara. “Gonzaga tem um perfil técnico, jornalístico, que deu transparência nessa nova montagem que fizemos na comunicação da Câmara Municipal de Cuiabá. Eu lamento muito a escolha dele em sair, porque avalio que ele desempenhou um excelente trabalho à frente da Secretaria de Comunicação. Pedi que ele ficasse, mas ele optou por sair, infelizmente”, afirmou.
A presidente também comentou sobre o processo de escolha de um novo nome para a pasta, que deverá ocorrer nos próximos dias. “Agora, nós vamos avaliar um novo currículo para assumir a Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal”, acrescentou.
Calil ainda respondeu aos questionamentos sobre a ausência de uma mulher na chefia da pasta. “Naquele momento, não esperava essa saída tão cedo, porque ainda precisávamos fechar o ciclo do primeiro semestre de trabalho e dar publicidade a tudo que foi feito na Câmara. Infelizmente, não será ele quem concluirá esse trabalho.”
Na tribuna, Gonzaga declarou ainda: “minha principal missão era proteger a imagem da Casa. Tentei, mas não consegui. E aí tem coisas que o dinheiro não compra: a paz”, afirmou Gonzaga, em um pronunciamento. O anúncio oficial da saída havia sido feito no dia 2 por meio de rede social. Na postagem, o jornalista declarou que deparou-se com ambiente ‘hostil’.
Durante a fala, ele destacou que enfrentou resistência interna para cumprir sua missão de melhorar a imagem da Câmara diante da sociedade cuiabana. “Tentei de todas as maneiras mostrar para o povo cuiabano a importância da Câmara Municipal. Mostrar que aqui se trabalha muito, que os servidores dessa Casa trabalham muito. Mas não é só disso que a Câmara é feita”, disse. Gonzaga ainda criticou o comportamento de parte dos membros da Casa: “O problema é que, pra se posicionar, tem gente aqui – uma minoria – que não se importa com a verdade”. Ele lamentou não ter conseguido “colaborar com quem não quer ajuda – pior, com quem acha que nem precisa”.