OUSADIA
Falsos delegados e procurador da República são presos após reunião com secretário em prefeitura de MT

Quatro homens foram presos na manhã desta quinta-feira (4) em Alta Floresta, sob suspeita de associação criminosa, usurpação de função pública e falsidade ideológica. De acordo com a Polícia Militar, os detidos se apresentavam como representantes do chamado Conselho Federal Parlamentar (CONFEP), alegando vínculos com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Eles chegaram a ir até a sede da Prefeitura da cidade onde se reuniram com um dos secretários do Município.
O grupo foi abordado ainda no paço municipal, durante uma reunião com o secretário de Fazenda do município, Carlos Nascimento. Vestindo camisetas pretas com brasões da República, distintivos e documentos que sugeriam exercerem funções públicas – entre elas, as de delegados e procurador federal -, os homens também utilizavam um veículo caracterizado de forma semelhante ao da Polícia Federal, equipado com giroflex, sirene e sistema de comunicação.
Antes disso, os suspeitos haviam estado no 9º Comando Regional da PM, onde reforçaram a suposta ligação com o governo federal. A farsa, no entanto, foi desmascarada após uma checagem feita por agentes da Agência Regional de Inteligência (ARI), que constataram que o CONFEP é, na verdade, uma entidade privada, sem qualquer reconhecimento oficial ou vínculo com órgãos da União.
Diante das evidências, os quatro foram detidos em flagrante e conduzidos à delegacia municipal, onde permanecem à disposição da Justiça.