The news is by your side.

TENDÊNCIA NACIONAL

Maioria dos advogados em MT defende voto direto para escolha de desembargador

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Percent revela que 85,2% dos advogados de Mato Grosso são favoráveis à implementação do voto direto na escolha da lista sêxtupla de candidatos à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do quinto constitucional. O levantamento foi encomendado pelo site Folhamax.

O modelo defendido pela maioria dos advogados já é adotado com sucesso em outros estados, como Santa Catarina, onde o voto direto ampliou a participação da classe na definição dos indicados.

A nova vaga será aberta em razão da aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que completou 75 anos em maio, encerrando uma carreira de quase 17 anos na magistratura mato-grossense.

Atualmente, a escolha da lista é feita apenas pelos conselheiros estaduais titulares e pela diretoria da OAB-MT. Segundo a pesquisa, apenas 12,3% dos advogados defendem a manutenção do modelo atual. O levantamento também aponta que 90,7% da categoria está ciente do funcionamento do processo de indicação.

A diretoria da OAB-MT convocou uma reunião com os conselheiros ainda para este mês de julho, com o objetivo de discutir as regras da eleição. A publicação do edital com os critérios para participação deve ocorrer em breve.

Entenda o Quinto Constitucional

A vaga será preenchida por meio do quinto constitucional, norma prevista na Constituição Federal que determina que um quinto das cadeiras nos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais, do Trabalho e outros, seja ocupado por membros da advocacia e do Ministério Público. A indicação é feita pela Ordem dos Advogados do Brasil, que elabora uma lista sêxtupla enviada ao tribunal, responsável por definir os três nomes a serem encaminhados ao governador, que faz a nomeação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação