The news is by your side.

PEDIDO OFICIALIZADO

Entidades do Fórum Agro cobram suspensão do CAR Digital 2.0 para segurança jurídica do produtor rural

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O Fórum Agro, composto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), pela OCB/MT, Acrimat, Ampa, Acrismat, Aprosmat e Aprofir, notificou oficialmente a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT) e solicitou a suspensão temporária do sistema CAR Digital 2.0. O ofício 010/FAMT/2025 foi protocolado nesta quinta-feira (04.07).

A medida foi tomada após a identificação de inconsistências no sistema, que poderiam resultar na validação automática do Cadastro Ambiental Rural (CAR) a qualquer custo, gerando riscos ao produtor rural, especialmente quanto à segurança jurídica dos registros. Todas as inconsistências estão registradas no referido ofício.

A solicitação prevê que o sistema só volte a operar após passar por ajustes técnicos, garantindo seu pleno funcionamento e confiabilidade. Além disso, foi defendido que o sistema seja testado com a participação ativa do setor produtivo, assegurando que as demandas e preocupações dos produtores rurais sejam consideradas.

Essa ação representa o compromisso do Fórum Agro e de todas as entidades com a defesa dos interesses do produtor rural e a busca por soluções que garantam transparência, segurança jurídica e eficiência na regularização ambiental em Mato Grosso.

No momento, as entidades que representam o setor agropecuário, aguardam o posicionamento oficial da Sema-MT em relação à solicitação apresentada e seguem à disposição para dialogar e contribuir com a construção de soluções que tragam segurança e equilíbrio ao processo de regularização ambiental no estado.

Entidades que compõem o Fórum Agro: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato); Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/MT); Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat; Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa);  Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) e Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação