The news is by your side.

PREOCUPAÇÃO

Abílio cogita compra da Santa Casa para evitar fechamento de 200 leitos: “Só falta o dinheiro”

Patrícia Neves

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Diante do iminente fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, previsto para dezembro deste ano, o prefeito Abílio Brunini (PL) admitiu nesta quinta-feira (10) que estuda a possibilidade de o próprio Município adquirir o imóvel, que acumula mais de R$ 70 milhões em dívidas trabalhistas. Segundo ele, o risco de leilão e desmembramento da estrutura preocupa, e a ausência de ação dos demais entes federativos pode levar a Prefeitura a assumir a responsabilidade sozinha.

“Estou quase indo lá eu mesmo, fazendo uma dívida para o Município e comprando tudo com a Justiça do Trabalho. Só falta o dinheiro. Os outros entes não estão interessados”, disparou o prefeito durante coletiva de imprensa.

A Santa Casa será oficialmente desativada após a inauguração do Hospital Central, administrado pelo Estado. No entanto, com 200 leitos ativos, incluindo oncologia infantil e centro cirúrgico, além de grande valor cultural e histórico, a instituição representa um serviço estratégico para a saúde pública de Cuiabá, e corre o risco de ter seu prédio leiloado em partes.

“A desembargadora responsável pelo caso me explicou que, se o Estado não comprar o imóvel de forma direta, ele vai a leilão, e de forma fracionada: o estacionamento, a parte do Carlos Chagas, o laboratório, tudo vai ser vendido separadamente. Até o prédio tombado, com valor histórico, será leiloado à parte”, relatou Brunini.

O prefeito alertou para o que chamou de “desvalorização drástica” do imóvel, caso o processo siga sem intervenção. “Imagina alguém comprar só a parte tombada no leilão. Perde-se todo o valor agregado,  sem estacionamento, sem área de expansão, o espaço onde funciona o laboratório”.

Embora reconheça que a Prefeitura enfrenta limitações financeiras, o prefeito sugeriu que está disposto a buscar alternativas para evitar que o patrimônio seja perdido.

“Vou ver se a Justiça aceita alguma proposta de parcelamento. O que não podemos é fingir que não está acontecendo”. Brunini encerrou reforçando a importância da Santa Casa para a história e para o sistema de saúde da capital. “Temos ali 200 leitos em funcionamento. Não podemos simplesmente ignorar”.

O governador Mauro Mendes anunciou que o fechamento da unidade deve ocorrer até dezembro deste ano com a entrega do Hospital Central, que está em fase de finalização no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação