The news is by your side.

VAI RECORRER

TRE cassa filha de Eder Moraes por abuso de poder econômico em Diamantino

Kamila Araújo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) cassou o mandato da vereadora Monnize Costa (União Brasil), de Diamantino, por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral do ano passado. A parlamentar é filha do ex-secretário estadual Eder Moraes e foi acusada de utilizar recursos excessivos e vantagem indevida na campanha, caracterizando abuso de poder econômico.

A decisão, proferida pelo juiz eleitoral Raul Lara Leite, da 7ª Zona Eleitoral, confirma a sentença em primeira instância, reconhecendo que Monnize lançou mão de métodos irregulares para assegurar sua eleição.

Entre os principais pontos apontados pelo TRE, estão doações e gastos que extrapolam os limites legais e favorecimento direto de sua candidatura por meio de ações financiadas por terceiros, inclusive por supostos apoiadores com vínculos políticos.

Monnize teria gasto R$ 320.639,04 em sua campanha, quantia que extrapolou o limite imposto pela legislação eleitoral. Esse valor representa mais de 45% de todos os recursos declarados por candidatos à Câmara de Diamantino, o que, segundo o Tribunal, reforça a desproporção financeira que influenciou o pleito.

O relator do processo considerou que o uso excessivo e seletivo de recursos — provenientes de terceiros ligados a figuras públicas — violou o princípio da igualdade entre os concorrentes. Além disso, o Tribunal entendeu que houve utilização indevida da máquina política, com recursos direcionados a uma única campanha.

Com a cassação, Monnize perde o mandato e fica inelegível por oito anos. A vereadora tem até três dias úteis para apresentar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por meio de nota, a parlamentar e seu informam que vão recorrer da decisão, e garante que ela permanece no cargo até o julgamento do recurso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação