CULPADO SIM
Abilio culpa Lula por tarifa dos EUA e prevê prejuízo nas relações internacionais do Brasil
Kamila Araújo

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados ao país norte-americano. A declaração foi feita nesta quinta-feira (11).
Segundo o gestor municipal, a política econômica e institucional adotada pelo governo Federal tem contribuído para um ambiente de desconfiança no exterior. “É um conjunto de ações. As políticas que o Brasil está tomando, as decisões políticas que Lula está tomando, o excesso de taxação, a insegurança jurídica e várias outras ações vão gerando essas consequências”, afirmou.
A medida anunciada por Trump foi acompanhada de uma carta enviada ao governo brasileiro, em que o ex-presidente norte-americano acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de perseguir Jair Bolsonaro (PL) e de emitir ordens “secretas e ilegais” contra empresas e plataformas de mídia dos EUA.
Abilio usou o episódio para reforçar sua crítica ao governo Lula e ao Judiciário. “Na minha interpretação, o Lula é culpado sim. Principalmente pelas políticas públicas que ele tem adotado e tem trazido um prejuízo muito grande”, disse.
Abilio também acredita que o Brasil pode sofrer um isolamento diplomático caso mantenha o atual rumo. Para ele, países alinhados ideologicamente aos EUA devem recuar em suas relações com o governo brasileiro.
“Acredito que o próximo passo agora deve ser um prejuízo das relações do Brasil com países como Argentina, Itália, Israel… Eles vão começar a se afastar das políticas de negociação com o Brasil, porque o Brasil está sendo interpretado lá fora como uma ditadura, um país que tem um regime de exceção”, declarou.