TRISTEZA
Bebê de dez meses morre em abrigo de Cuiabá com sinais de maus-tratos; Polícia investiga abuso sexual
Da Redação

Uma criança de apenas dez meses morreu em uma casa-lar de Cuiabá após apresentar sinais graves de maus-tratos e desnutrição. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo o delegado responsável pelo caso, Nilson Pimenta, a criança já estava sob proteção do Estado há cerca de nove dias. A Polícia apura se a criança foi vítima de abuso sexual.
A vítima havia sido retirada do convívio da mãe, que possui outros três filhos também encaminhados para acolhimento institucional. Segundo o delegado, a criança chegou à casa-lar apresentando um quadro de desnutrição avançada, assaduras intensas e outros indícios de negligência e abandono.
“A criança estava sendo cuidada por mulheres da casa-lar e já estava lá há nove dias. Desde o momento em que chegou, havia sinais claros de maus-tratos”, afirmou o delegado Nilson Pimenta em entrevista. “Estamos apurando se essa morte foi causada exclusivamente pelos maus-tratos anteriores ou se houve algum tipo de abuso sexual”, acrescentou.
O corpo da criança passará por exame de necropsia, e o laudo médico deverá apontar a causa exata da morte. A DHPP também realiza oitivas com os responsáveis pelo acolhimento institucional, além de apurar a conduta dos profissionais envolvidos no cuidado da criança.
“O que temos até o momento é que essa criança foi vítima de abandono e negligência. O laudo da necropsia será determinante para sabermos se houve outro tipo de violência envolvida”, finalizou o delegado.