ALERTA VERMELHO
De cada cem crianças em Mato Grosso, 74 enfrentam privações graves, aponta Unicef
Da Redação

Um levantamento inédito divulgado nesta semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aponta que, em Mato Grosso, a cada cem crianças, 74 vivem em situação de pobreza multidimensional, ou seja, enfrentam pelo menos uma privação grave em áreas fundamentais para seu desenvolvimento.
Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (10), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O dado alarmante faz parte do estudo “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência (2017–2023)”, que analisou oito dimensões essenciais: Educação, Informação, Trabalho Infantil, Moradia, Água, Saneamento, Renda e Segurança Alimentar, com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), entre 2019 e 2023.
Mesmo com a diversidade de políticas públicas nos municípios, o estudo mostra que mais de 74 em cada 100 crianças no estado enfrentam ao menos uma privação grave nessas áreas, revelando um cenário crítico nos 141 municípios de Mato Grosso.
Outro dado que acende um alerta vermelho é o crescimento de mais de 450% nas mortes violentas intencionais de crianças entre 0 e 9 anos, entre 2022 e 2023, conforme levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A saúde também enfrenta retrocessos.
Segundo o Anuário VacinaBR, as taxas de imunização infantil em Mato Grosso caíram a níveis inferiores aos registrados em 2010, o que eleva o risco de retorno de doenças já controladas ou erradicadas.
Na educação, apesar de todos os municípios mato-grossenses terem aderido à campanha de Busca Ativa Escolar, voltada à reintegração de estudantes às salas de aula, apenas 76% conseguiram efetivar as rematrículas. Em estados vizinhos, como Rondônia e Tocantins, esse índice já ultrapassa os 90%.