TRADIÇÃO NORTE-AMERICANA
Saiba o que é “Lua do veado”, fenômeno que ocorrerá na noite desta 5ª
Metrópoles

Conhecida como “Lua do veado”, a lua cheia do mês de julho proporcionará um espetáculo celeste nesta quinta-feira (10/7), das 18h até as 6h. Este fenômeno ocorre quando a Lua se posiciona de maneira oposta ao Sol, expondo uma nova face, em que aparece totalmente iluminada.
Mas por que “do veado”? O apelido informal vem de tradições norte-americanas, que dão um nome para cada fase da Lua cheia.
A Lua do veado recebe este nome por ter relação com o mês de julho. Nos Estados Unidos, este período marca a época em que os veados e cervos começam a desenvolver seus chifres, entrando na fase adulta.
O professor de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Eduardo Brito, explica:
“Em algumas comunidades, eles têm o costume de nomear cada Lua cheia com algo que seja significativo nesta época para eles. Não tem nada a ver com outras partes do mundo, principalmente para nós do Hemisfério Sul. Para os astrônomos, não há apelidos, eu diria apenas a ‘Lua cheia de julho’”.
O presidente do Clube de Astronomia de Brasília, Adriano Leonês, destaca que a tradição norte-americana apelida a Lua cheia de maio de “Lua das flores”, devido ao florescimento nessa época do ano de rosas e cerejeiras (sakuras). Já em junho, o astro recebe o nome de “Lua do morango”, por conta da época de colheita dos morangos naquele país.
“A cada época do ano eles [americanos] dão um nome de acordo com algo que aconteça com a natureza”. Leonês ressalta, porém, que a Lua do veado não apresenta qualquer peculiaridade. “A Lua cheia de julho em nada difere das outras Luas cheias ao longo do ano, exceto fenômenos como eclipses ou a Super Lua, o que não é o caso”, afirmou.
De acordo com a revista space, nos EUA, a Lua também pode ser chamada de “Lua do trovão”, em referência às tempestades sazonais de verão que costumam atingir partes do país em julho. Na Europa, a Lua cheia de julho é chamada de “Lua do Feno”, porque coincide com a época da produção da planta.
A “Lua do veado” parece mais baixa a olho nu?
Fascinante e exuberante, destacada pela luminosidade, a Lua cheia surge como um disco brilhante e pode causar a impressão de estar mais perto ou mais baixa na perspectiva da Terra. Ela nasce no horizonte leste aproximadamente no momento em que o Sol se põe no horizonte oeste – e se põe ao amanhecer, quando o Sol nasce.
Segundo Adriano Leonês, isso acontece por causa da época do ano. “Daí seu movimento aparente no céu de leste a oeste a deixa mais rasa no céu. Estamos em julho, mês do inverno, e, sendo assim, o Sol está mais posicionado ao norte”.
Esse efeito pode ser mais extremo em 2025, graças ao fenômeno “Grande Parada Lunar”. Ocorre a cada 18 anos, quando a gravidade do Sol arrasta a órbita da Lua para sua inclinação mais extrema em referência ao equador celeste da Terra. Isso faz com que a Lua apareça especialmente alta ou baixa no céu da Terra, dependendo da época do ano.
A Lua Cheia pode parecer laranja devido à perspectiva observada da Terra, e não da cor dela em si. Esse efeito é causado pela luz solar refletida na Lua, passando pela atmosfera da Terra.