The news is by your side.

IGUALDADE

Lista sêxtupla para quinto constitucional da OAB-MT terá paridade de gênero

Kamila Araújo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O Conselho Pleno da OAB-MT aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (11), o edital que abre as inscrições para o processo seletivo da lista sêxtupla que irá indicar advogados e advogadas à vaga do Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A decisão foi tomada em sessão extraordinária realizada de forma virtual.

Um dos destaques da reunião foi a manutenção da paridade de gênero na composição da lista, com a escolha de três advogadas e três advogados. A proposta, apresentada pela conselheira Ninagin Dallagnol, reforça o compromisso da instituição com a equidade na representatividade. “A paridade assegura às mulheres advogadas o direito à participação efetiva. A diversidade na composição dos tribunais fortalece a legitimidade social do Judiciário”, defendeu a conselheira.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, celebrou a decisão unânime e afirmou que a paridade continuará sendo uma bandeira da sua gestão. “Tenho muita confiança neste conselho, que fará a escolha com responsabilidade, sem interferências externas. Essa escolha é da advocacia”, pontuou.

Durante a sessão, duas propostas alternativas foram rejeitadas pelo Conselho: uma, de José Patrocínio Júnior, previa votação híbrida com representatividade regional; a outra, de Silas do Nascimento, sugeria o voto secreto. A presidente informou que a criação de um grupo de estudos para avaliar mudanças futuras será analisada na próxima reunião.

O edital aprovado será publicado no Diário Eletrônico da OAB e seguirá os prazos estabelecidos no Provimento 102/2004 do Conselho Federal da OAB. A sessão foi conduzida pela presidente Gisela Cardoso, com participação da diretoria da Seccional e da Caixa de Assistência dos Advogados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação