DESESPERO
Após aglomeração e pressão por mais senhas para programa habitacional; Prefeitura estuda ampliação
Patrícia Neves

O primeiro dia de inscrições do programa habitacional Casa Cuiabana, da Prefeitura de Cuiabá, foi marcado por aglomeração, filas desde a madrugada e confusão em frente à Secretaria da Mulher e ao Palácio Alencastro, nesta terça-feira (15). A alta demanda levou a Secretaria Municipal de Habitação a anunciar que irá avaliar a ampliação do número de senhas diárias, hoje limitadas a 200.
Segundo a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, cerca de 300 pessoas se concentraram logo nas primeiras horas da manhã em busca de uma senha para realizar o cadastro. Alguns relataram que estavam na fila desde a manhã do dia anterior, segunda-feira (14).
Mesmo com a opção de realizar a inscrição online, muitas pessoas preferiram comparecer presencialmente por receio d
e errar o processo no site. “Às vezes a pessoa tem medo de fazer sozinha, mesmo com o celular em mãos. Então nós estamos aqui para ajudar quem quiser se cadastrar pelo próprio celular, com o link disponível no site da Prefeitura”, explicou Michele Dreher titular da secretaria, que reforçou que “todo o processo é gratuito e acessível pela internet”.
Na noite de ontem, explicou, diante da insistência de muitas pessoas em não deixar o local, mesmo após o fim da distribuição das 200 senhas previstas, uma viatura da Polícia Militar foi chamada para garantir a segurança e controlar o fluxo na porta do Palácio. “Conversando com essas pessoas, deu pra entender que elas não vão embora. Se não forem atendidas hoje, elas vão dormir aqui novamente”, disse a servidora, destacando que a equipe da Habitação está de plantão para atender o máximo de pessoas possível.
A Secretaria confirmou que mais senhas serão distribuídas ainda hoje, e não descarta ampliar permanentemente a quantidade. A estrutura foi reforçada com servidores uniformizados e atendimento com auxílio presencial e digital.
A Prefeitura reforçou que a forma de seleção das famílias será exclusivamente por sorteio, ou seja, a ordem de inscrição não interfere no resultado. “Todas as unidades habitacionais serão sorteadas aleatoriamente. Três por cento são reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e outros 3% para idosos, mas todos participam da mesma base de sorteio”, detalhou a gestão.
O processo de inscrição pode ser feito tanto de forma presencial quanto por meio do site oficial da Prefeitura de Cuiabá até 19 de setembro. O sistema online está aberto e permite o cadastro de qualquer cidadão que atenda aos critérios do programa. São mais de 700 casas, com recursos do governo federal, a serem entregues.