The news is by your side.

EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Prefeito discute com vereadores como quitar passivo de R$ 30 milhões com professores

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, se reunirá nesta quarta-feira (16), na sala da Presidência da Câmara Municipal, para discutir com os vereadores e sua equipe econômica as alternativas para garantir o pagamento do terço de férias dos professores da rede municipal. O montante devido é estimado em R$ 30 milhões, referente ao direito garantido por lei municipal desde 2010, que estabelece férias de 45 dias aos profissionais da Educação.

A dívida, herdada da gestão anterior, não tem previsão na Lei Orçamentária Anual (LOA) vigente, o que impede a quitação imediata. Por isso, a Prefeitura, por meio das secretarias de Planejamento e Educação, está finalizando um levantamento completo do valor exato a ser pago. A partir dessa apuração, será preciso definir de onde sairão os recursos para cobrir o passivo e manter o pagamento regular do benefício daqui em diante.

Na segunda-feira (14), durante apresentação do balanço dos primeiros seis meses de gestão na Câmara, Abilio já havia anunciado a retirada do projeto que previa a readequação das férias, reduzindo o período para 30 dias. O prefeito ressaltou que sua intenção era apenas conter o impacto financeiro e evitar judicializações, mas, diante da mobilização dos parlamentares e do funcionalismo, decidiu reavaliar a medida. “Vamos encontrar uma forma de pagar esse direito, que nunca foi cumprido como deveria pela antiga gestão”, disse.

O encontro desta quarta será decisivo para definir como essa obrigação legal será inserida no orçamento do município, sem comprometer o esforço de reequilíbrio fiscal. A medida também é simbólica no sentido de reforçar o diálogo com a Câmara e o compromisso com os servidores públicos, especialmente da educação básica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação