The news is by your side.

PLAY NAS FÉRIAS

Na última sessão antes do recesso, vereadores aprovam LDO 2026 com duas emendas

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta quinta-feira, 17 de julho de 2025, sessões ordinária e extraordinária com pauta central voltada à análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), projeto encaminhado pelo Executivo para orientar a elaboração do orçamento de 2026.
Na sessão ordinária, os vereadores aprovaram os pareceres favoráveis ao projeto de lei do Executivo, bem como à Emenda Modificativa (EM) apresentada pela presidente da Casa, vereadora Paula Calil (PL).
A emenda tem como objetivo garantir a plena conformidade do Projeto de Lei nº?334/2025 com a Lei Orgânica do Município de Cuiabá, que determina a alocação obrigatória de 2% da receita corrente líquida do exercício anterior para emendas parlamentares.
A medida reforça a segurança jurídica e a transparência na execução orçamentária, em alinhamento com os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Das 12 Emendas Aditivas (EA) inicialmente incluídas na pauta, 13 foram retiradas de discussão. A emenda da vereadora Maria Avalone (PSDB), que havia recebido parecer contrário das comissões temáticas, teve o veto derrubado pelo plenário com 21 votos favoráveis.
A proposta da parlamentar visa incorporar à LDO de 2026 a exigência da Lei Municipal nº 7.259, de 3 de junho de 2025, que institui o Relatório Temático “Orçamento Mulheres” como instrumento de controle social e fiscalização dos recursos públicos.
As comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), emitiram os pareceres que foram votados durante a sessão. Posteriormente, na sessão extraordinária, o projeto da LDO foi aprovado com 21 votos favoráveis.
Sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
A LDO é um instrumento essencial que estabelece metas fiscais, prioridades da administração pública e diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Sua aplicação rigorosa fortalece a transparência, o planejamento e o controle dos gastos públicos, sendo fundamental para o equilíbrio financeiro do município.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação