The news is by your side.

"AS PESSOAS PRECISAM ENTENDER"

“Bolsonaro está inelegível, e isso não muda”, afirma senadora Buzetti

Patrícia Neves

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) comentou, nesta sexta-feira (18), as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal ao ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar redes sociais. Para ela, as decisões seguem o rito legal e reforçam a condição jurídica já consolidada do ex-chefe do Executivo.

“O Bolsonaro está tendo a chance de se defender em todas as fases do processo. O andamento está dentro do período legal. Essa é apenas mais uma etapa. Então, isso já era esperado”, afirmou Buzetti, ao ser questionada sobre o impacto das novas medidas.

Questionada sobre o futuro político de Bolsonaro, a senadora foi enfática. “Ele está inelegível desde junho. Ontem ele já estava inelegível, hoje continua. Para mim, era muito difícil que ele revertesse isso”, disse defendendo uma candidatura alternativa para disputa ao Palácio do Planalto.

“As pessoas precisam entender que ele está inelegível. Esse é o princípio. É preciso ter algo palpável, algo que possa ser realizado. Hoje, o Bolsonaro pode até ser comentado, mas ele não pode ser candidato”, reforçou a parlamentar citando quanto a um novo nome para disputa ao cargo de presidente da República.

Margareth também avaliou se as restrições judiciais podem reduzir o poder de influência de Bolsonaro nas eleições, sobretudo em estados como Mato Grosso. “Eu não sei se tende a cair, mas essa é a realidade: ele está fora da disputa”, destacou.

Por maioria, o Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou em junho que o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível até 2030. Foram cinco votos a favor e dois contrários. O TSE entendeu que ex-chefe do Poder Executivo cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, para espalhar desinformação sobre o sistema eletrônico de votação, e atacar o Tribunal na tentativa de ter ganhos eleitorais.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação