The news is by your side.

POPULAÇÃO AGUARDA

Estado avalia solução definitiva para o Portão do Inferno e deve apresentar decisão em até 15 dias

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Em 15 dias será  apresentada a solução definitiva para a região do Portão do Inferno, na rodovia MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. A área é marcada por riscos geológicos e constantes deslizamentos, e chegou a ser interditada no ano passado.

“Eu acho que a gente tem que ter um pouquinho de calma. Nós não tivemos mudança ainda. Fizemos os estudos preliminares, licitamos a obra, aprovamos nos órgãos ambientais, fizemos os resgates arqueológicos, da flora e da fauna. Só depois disso tudo conseguimos acessar o topo do morro, onde ficou evidente a complexidade do terreno”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, na manhã desta sexta-feira (180.

Marcelo destacou que o uso de manta de concreto seria necessário para manter a estabilidade do talude, diante da proibição de plantio de vegetação não nativa nas encostas, conforme restrição imposta na licença ambiental.

“Quando deram a licença ambiental, proibiram importação de material e plantio que não fosse nativo. Tivemos muito problema. Agora, estamos buscando uma solução, e se Deus quiser, dentro de uns 15 a 20 dias, a gente deve estar com essa solução pronta para dar continuidade”, afirmou.

A decisão pela construção de um túnel se baseia em avaliações feitas após o avanço das intervenções no local, que permitiram um diagnóstico mais preciso da situação geotécnica da encosta.

A obra é considerada estratégica para a segurança viária e para o turismo em Chapada dos Guimarães. O tráfego no local permanece sob monitoramento, com intervenções pontuais enquanto a solução definitiva não é implementada.

Atualmente, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística trabalha na elaboração do anteprojeto de engenharia, para realizar a licitação para contratação integrada de uma empresa. A expectativa é que o edital seja publicado em agosto deste ano.

Inicialmente, o Governo havia decidido pelas obras de retaludamento como solução para os deslizamentos de terra na área. Entretanto, no último dia 27, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), anunciou a nova medida, que levou em consideração pareceres técnicos emitidos pelo ICMBio e pelo Ibama.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação