
A ex-secretaria municipal da Mulher e assessora técnica multidisciplinar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência do Poder Judiciário de Mato Grosso (Cemulher-MT), Ana Emília Iponema Brasil Sotero, faleceu nesta sexta-feira (18), em um hospital de Cuiabá onde estava internada para tratamento oncológico.
Advogada e professora, nascida em 07 de maio de 1956, em Porto Alegre (RS), atuava desde 2003 em Mato Grosso, onde é reconhecida como uma entusiasta e especialista na Lei Maria da Penha, de quem era amiga pessoal. Foi superintendente estadual de Políticas Públicas para as Mulheres em Mato Grosso. Presidiu a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), com foco na seção de Mato Grosso, e presidiu o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
Em abril deste ano, Ana Emília foi homenageada na série documental mato-grossense ‘Mulheres de (Re)Existência’, que retrata histórias de resistência e superação de mulheres quilombolas, ribeirinhas, indígenas e periféricas.