SEGURANÇA NAS VIAS
“Trecho mais crítico será duplicado em dois anos”, afirma Cidinho Santos sobre BR-163
Patrícia Neves

O Governo de Mato Grosso e a Nova Rota do Oeste assinaram, nesta sexta-feira (18), a oitava ordem de serviço para duplicação de trecho da BR-163. O novo trecho contemplado tem 56,2 quilômetros, entre Várzea Grande e a cidade de Jangada, considerado um dos mais críticos e estratégicos da rodovia federal.
Presente na solenidade, o presidente do Conselho Administrativo e Fiscal da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, ressaltou que a obra só foi possível após mudanças na jurisdição do trecho.
“Algumas vezes nos perguntam: por que esse trecho não foi feito antes? Porque, especificamente de Várzea Grande até Rosário Oeste, era de responsabilidade do DNIT, mas as entendemos a importância dessa duplicação e trouxemos esse trecho para a responsabilidade da Nova Rota do Oeste”, explicou.
Segundo Cidinho, a expectativa é que toda a extensão entre Várzea Grande e Jangada esteja completamente duplicada em até dois anos, com viadutos, obras de arte e melhorias estruturais que devem impactar diretamente a segurança e fluidez do tráfego.
“A responsabilidade é de quem entendeu a importância dessa duplicação. Estamos, neste momento, dando a ordem de serviço para este trecho, que, mais uma vez, eu considero um dos mais importantes”, destacou.
Além da duplicação, outras duas ordens de serviço também foram assinadas nesta sexta-feira: a primeira autoriza o início da construção de uma área de escape na Serra de São Vicente, um ponto de alta periculosidade para caminhões e veículos pesados. “Essa obra com certeza vai salvar vidas”, afirmou Cidinho.
A segunda novidade é o início da implantação de conectividade em todos os 850,9 km da BR-163 sob concessão da Nova Rota, que vai da divisa com Mato Grosso do Sul até Sinop. Segundo Cidinho, a empresa fechou parceria com a operadora Vivo para a instalação de torres de internet e rede de fibra óptica ao longo de todo o trajeto.
“Agora, todo usuário que trafegar por esse trecho vai ter acesso à internet de graça. É um investimento tecnológico que melhora a comunicação, a segurança e a experiência dos motoristas”, reforçou o presidente.
A Nova Rota do Oeste assumiu o controle total da concessão da BR-163 após substituição da antiga administradora.