The news is by your side.

TRIsTEZA

Aos 50 anos, morre a cantora Preta Gil

0
RTV Outdoor 1260px X 120px
Preta Gil lutava contra câncer desde 2023
Preta Gil lutava contra câncer desde 2023

Foto: @pretagil via Instagram / Estadão

A cantora Preta Gil morreu, neste domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. A artista estava em tratamento de câncer de intestino desde janeiro de 2023. A informação da morte foi confirmada ao Terrapela equipe da artista.

Em maio, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse, antes de deixar o País.

Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons, e segue o talento musical da família.

De acordo com o colunista Léo Dias, Preta passou a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil, uma ambulância foi chamada, mas ela morreu a caminho do hospital.

Diagnóstico do câncer

A cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestinoem janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista para Ana Maria Braga, naquele ano, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas.

Preta Gil passou por várias internações ao longo do ano
Preta Gil passou por várias internações ao longo do ano

Foto: @pretagil via Instagram / Estadão

O tumor, segundo ela, apareceu de imediato, na primeira tomografia. A quimioterapia começou no mesmo mês. Ela passou a fazer uso de uma bolsa temporária de colostomia, que foi retirada após o câncer entrar em remissão.

Em agosto do ano passado, porém, a situação se agravou. Exames de rotina apontaram a metástase no peritônio, além de dois linfonodos e uma lesão no ureter. Preta Gil foi submetida a cirurgia de mais de 30 horas em dezembro e passou a virada do ano internada.

Após 55 dias internada, a artista deu entrevista ao Fantástico, da TV Globo, e falou abertamente sobre o procedimento cirurgico, revelando a amputação do reto.

Boa parte do ano de 2025, Preta viveu em hospitais. A cantora esteve internada até o dia 11 de fevereiro, no Hospital Sírio Libanês, e, após receber alta, pediu autorização para aproveitar o carnaval de Salvador, na Bahia, da janela do camarote de sua família, o 2222.

Em março, ela teve uma infecção urinária e precisou ser internada novamente, em Salvador. No mês seguinte, foi internada novamente, dessa vez no Rio de Janeiro (RJ), para receber medicações. Também em abril, ela deixou o hospital e emocionou aos fãs ao cantar com o pai, Gilberto Gil, em um dos shows de sua turnê de encerramento da carreira.

Carreira de Preta Gil

Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta Gil dizia ter nascido em “berço esplêndido”. Hoje, ela é conhecida principalmente por seu trabalho enquanto cantora, mas nem sempre Preta se apresentou desse jeito.

Preta tinha como irmãos Nara e Marília, filhas de Gil como Belina de Aguiar, Maria e Pedro (morto em 1990), também filhos de Sandra, e Bem, José e Bela, filhos de Gil com a empresária Flora Gil. Era sobrinha de Caetano Veloso por parte de mãe e afilhada da cantora Gal Costa.

Preta foi casada com o ator Otávio Müller, com quem teve seu único filho, o músico Francisco Gil. Era avó de Sol de Maria, nascida em 2015. Preta namorou os atores Caio Blat, Marcos Palmeira, Paulo Vilhena e o apresentador Marcos Mion.

Ela também foi casada com Rodrigo Godoy, com quem rompeu no período em que tratava o câncer. Preta acusou Godoy de traí-la enquanto ela fazia quimioterapia. O assunto gerou debates na sociedade.

Segundo sua biografia, Preta se assumiu como cantora apenas aos 29 anos de idade, após lutar contra seus medos. Ela é a voz por trás dos hits Sinais de Fogo e Vá se Benzer.

Antes de assumir o posto enquanto artista, Preta Gil trabalhou como publicitária e empresária. Era uma das sócias da Mynd, uma das maiores agências de marketing de influência em atuação no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação