SEGURANÇA ANTES
Governo não vai hesitar em fechar a MT-251 se houver risco, garante secretário
Kamila Araújo

O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira, afirmou que o governo estadual não vai hesitar em fechar a MT-251, no trecho do Portão do Inferno, caso haja risco iminente de deslizamentos de rochas ou chuvas intensas, enquanto o novo projeto de reestruturação da via segue sem licenciamento ambiental.
“Se precisar fechar, fecha”, declarou o secretário nesta sexta-feira (18), ao falar sobre as medidas de segurança que podem ser adotadas pelo Estado enquanto um novo projeto para o local ainda não é apresentado.
Segundo ele, a instabilidade da encosta preocupa a gestão estadual, e a liberação de licenças ambientais por parte do Ibama e do ICMBio ainda para o novo projeto ainda não é certa.
“A estrada é estadual, mas o problema do morro está dentro do parque nacional. Eles fizeram alguma coisa?”, questionou.
Marcelo explicou que, enquanto o projeto não avança, o governo continuará adotando o sistema de “pare e siga”, e nos dias de chuvas superiores a 20 mm há possibilidade de fechar a estrada, como forma de mitigar riscos aos motoristas que trafegam pela rodovia.
Ele ainda frisa que o governo ainda trabalha em rotas alternativas para minimizar o impacto de um eventual bloqueio, como a obra de ligação por Água Fria, prevista para ser concluída até o fim do ano, e um novo acesso pela Colônia João Ponce de Arruda, com previsão de entrega entre abril e maio de 2026.
“O ideal é preservar vidas. Se tiver risco, a estrada será fechada até que se possa garantir segurança”, completou.
Vale lembrar que, o Estado já havia conseguido as licenças necessárias para a execução das obras de retaludamento no loca. No entanto, o modelo escolhido não pode ser implementado devido a inconsistências do solo, que só foram descobertas após o início do processo.
Diante disso, o relaludamento foi suspenso e a Sinfra estuda uma nova alternativa para solucionar o impasse da região.
No início do mês o governo do Estado chegou a anunciar a construção de um túnel como uma saída definitiva par o Portão do Inferno. Na semana passada, inclusive, o governador Mauro Mendes (União) disse que o editar de licitação para obra deve sair no próximo mês.
Marcelo Oliveira, contudo, afirma que a Sinfra ainda não bateu o martelo quanto a escolha do túnel e está analisando outras possibilidades.