The news is by your side.

Mendes critica Trump por tarifa sobre o Brasil e diz que EUA estão misturando política com economia

EQUÍVOCO

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O governador Mauro Mendes (União) criticou duramente a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Para Mendes, a medida é equivocada e demonstra uma mistura indevida entre política e economia.

“Primeiro, eu acho que o presidente Trump tá muito equivocado, tá errando de forma grotesca ao misturar a política com a economia. Não tem motivo nenhum para ele criar essas tarifas contra o Brasil. O saldo da balança comercial é positivo para os Estados Unidos”, afirmou o governador, ao comentar a decisão norte-americana.

Mendes disse que Trump tem o direito de emitir opiniões e defender aliados, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas alerta que utilizar retaliações econômicas com base em afinidades políticas compromete a racionalidade da relação entre os países. “Quando ele mistura política com economia, ele começa a perder a razão”, destacou.

Segundo o governador, medidas como essa prejudicam não apenas o Brasil, mas também os próprios Estados Unidos. “Ele não poderia estar retalhando o país com medidas econômicas que são ruins para todos nós brasileiros, são ruins para os americanos, baseado em motivos políticos”, disse.

O presidente norte-americano justificou a tarifa alegando que a indústria de carne enlatada brasileira é muito protegida e que os produtores dos EUA não conseguem competir com os produtos do Brasil. Para Mauro Mendes, o argumento ignora a realidade comercial e ameaça setores estratégicos do país, como o agroindustrial de Mato Grosso.

“O estado de Mato Grosso tem uma forte indústria e uma parte dela pode ser afetada por essas medidas. Apenas 1,5% das nossas exportações vão para os Estados Unidos, mas há estados com mais de 30%. A média nacional é de 15%. Mesmo assim, a balança é favorável aos americanos”, pontuou.

Mendes também classificou o comportamento de Trump como “instável” e “agressivo”, mencionando ações semelhantes já tomadas contra outros países. “Ele fez isso com os chineses, está fazendo com a Europa, com o Canadá, com o México. É um estilo totalmente aleatório e muito diferente, para não dizer louco, de fazer negociações”, ironizou.

Apesar das críticas, o governador defendeu que o Brasil aja com inteligência estratégica. “A China soube com paciência gerenciar essa crise. Espero que as autoridades brasileiras tenham essa competência e capacidade de entender os movimentos de Trump, que é um grande jogador, e saibam jogar a favor do Brasil, não contra”, afirmou.

Por fim, Mendes pediu cautela às autoridades brasileiras para evitar prejuízos maiores. “Se essa crise se agravar, pode trazer consequências para os dois lados. Precisamos de sabedoria, tirar a política de lado e fazer aquilo que é melhor para os brasileiros”, concluiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação