PORTÃO DO INFERNO
Governador cobra explicações e diz que mudança de projeto não foi comunicada
Kamila Araújo

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), derrubou discurso do secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira em relação ao futuro da obra do Portão do Inferno, na MT 251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
O gestor foi categórico ao rebater o secretário, que havia declarado que “não está batido o martelo quanto à construção de um túnel” no local, afirmando que a decisão ainda depende de estudos que devem ser concluídos em até 20 dias.
O governador, no entanto, afirma o contrário: “Se ele falou isso, é diferente do que falou para mim na última reunião. Ele apresentou oficialmente esta solução [o túnel] e eu dei ‘OK’ para prosseguir com o projeto. Se mudou, ele não trouxe para mim… Eu falo papo reto”, disse Mendes.
O governador explicou que o túnel representa um custo superior ao retaludamento – projeto anterior que consistia no corte e estabilização da encosta – mas ainda é mais barato que soluções ainda mais complexas.
Na sexta-feira (19), o secretário de Infraestrutura reforçou que a equipe avalia ainda as opções técnicas, sem descartar nem confirmar o túnel. Segundo ele, uma definição deve vir em cerca de 15 a 20 dias.
O projeto inicial de retaludamento foi abandonado após estudos geotécnicos revelarem impactos ambientais e riscos arqueológicos na região. O Portão do Inferno é um trecho crítico da MT 251, onde quedas de rochas interromperam o tráfego entre Cuiabá e Chapada. A falta de definição técnica agrava a insegurança viária e a tensão entre governo estadual e secretário. “Se mudou algo, não me foi comunicado ainda. Ele tem que explicar isso”, completou Mendes.