The news is by your side.

97,5%

Planalto da Serra tem maior cobertura vacinal contra a gripe; confira o ranking

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A vacinação contra a influenza foi ampliada, em 1º de julho, para toda a população de Maro Grosso com mais de seis meses de idade. Desde o início de abril, porém, apenas 627.128 doses foram aplicadas no estado.

A cobertura vacinal do grupo prioritário (crianças, idosos e gestantes) está em 39,2% da população alvo de 840 mil no Estado, abaixo da cobertura nacional (44,4%). A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já distribuiu mais de 1,2 milhão de doses às Prefeituras, que são responsáveis por aplicar a vacina.

Os dez municípios com maior cobertura vacinal entre crianças, idosos e gestantes até o dia 16 de julho são: Planalto da Serra (97,5%), União do Sul (80,7%), São José do Povo (76,3%), Lambari D´Oeste (76,3%), Nova Brasilândia (69,1%), Novo Horizonte do Norte (68,9%), Nova Canaã do Norte (66,7%), Rosário Oeste (65,8%), Salto do Céu (65%) e Paranaíta (62,8%).

“As cidades com os maiores percentuais de aplicação da vacina contra a gripe no público-prioritário estão de parabéns pelo trabalho. Todas as ações em prol da imunização devem ser valorizadas e reforçadas para que mais mato-grossenses se vacinem. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para isso”, destacou o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a estratégia do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% dos grupos prioritários nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil.

“No caso de Mato Grosso, Planalto da Serra tem cobertura ideal, que é de 97%, ou seja, a maioria de sua população prioritária está vacinada”, disse Alessandra.

Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, as maiores cidades de Mato Grosso, estão com cobertura vacinal da população alvo de, respectivamente, 36,8%, 28,5% e 42,9%. As prefeituras, porém, foram as três que mais vacinaram em números absolutos, com o total de 111.342, 37.537 e 45.977 doses aplicadas, respectivamente.

A superintendente acrescentou que a vacina pode ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), pois evita complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções.

“A SES recomenda que todos os municípios façam ações extra muro, busca ativa da população e mantenham as unidades funcionando o dia todo. Essas são algumas das estratégias que ajudam a melhorar os índices de vacinação”, explicou.

A intensificação da imunização contra a influenza é fundamental para proteger os mato-grossenses e conter o avanço dos vírus respiratórios durante o inverno.

Programa Imuniza Mais MT

Em 2021, a Secretaria criou o programa Imuniza Mais MT com o objetivo de reconhecer as boas práticas em imunização e ampliar a cobertura vacinal. Desde o início da estratégia, todas as vacinas que compõem o calendário básico da criança – como a BCG, Tríplice Viral, Pentavalente e outras – obtiveram aumento nos percentuais de vacinação.

O Imuniza Mais MT já distribuiu quase R$ 20 milhões aos municípios vencedores do programa entre os anos de 2021 e 2025. Na última edição, em março deste ano, foi avaliada a performance de 10 imunizantes do calendário infantil.

Com os recursos dos prêmios, o programa também possibilita a modernização da infraestrutura da rede municipal de saúde. “O Imuniza Mais MT investe em insumos, consultorias, capacitações, equipamentos, infraestrutura e logística com o objetivo de garantir que os cidadãos tenham acesso à saúde de qualidade”, concluiu Alessandra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação