CRÍTICA
“Tarifaço de Trump é ataque à soberania e revela traidores da pátria”, dispara Barranco
Patrícia Neves

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) classificou como “absurdo e desproporcional” o tarifaço imposto pelos Estados Unidos sob liderança de Donald Trump, com início previsto para 1º de agosto. Nesta manhã, 16, o parlamentar disse que a medida representa não só um ataque à economia brasileira, mas também uma tentativa de isolar os EUA do cenário global impulsionada por uma política da extrema direita que, segundo ele, “trai os interesses nacionais e expõe os verdadeiros inimigos do Brasil”.
“Todo lugar governado pela extrema direita acaba nesse caminho. Trump está isolando os Estados Unidos do mundo. Há um movimento muito forte contra ele, inclusive dentro do próprio país, especialmente dos democratas, que enfrentam com firmeza esse tipo de postura antiquada”, avaliou Barranco.
O deputado destacou ainda que o governo brasileiro já iniciou tratativas diplomáticas para contornar os impactos das novas tarifas, destacando a atuação do presidente Lula e da equipe econômica.
“Acho que o presidente Lula foi muito firme logo no primeiro momento. Ontem tivemos reuniões importantes, conduzidas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin com os ministros Fernando Haddad e Geraldo Alckmin, além de representantes da indústria. O Brasil tem tradição em diplomacia e acredito que o Itamaraty saberá agir com equilíbrio e firmeza”, disse.
Ao criticar a postura de apoio de figuras da política brasileira ao ex-presidente americano, Barranco foi enfático. “O que mais revolta é a traição interna, a postura daqueles que se alinham aos interesses estrangeiros em detrimento do Brasil. Esse episódio revelou quem são os traidores da pátria. E isso acabou unindo o povo. Há um sentimento de patriotismo se fortalecendo contra esse tipo de entrega, especialmente quando vem de nomes como Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro”, afirmou.
Negociação
O Senado aprovou na terça-feira (15) a criação de uma comissão para atuar junto ao Congresso norte-americano. O objetivo é estabelecer canais de diálogo para uma solução ao “tarifaço” anunciado pelo presidente Donald Trump aos produtos brasileiros. O grupo, formado por quatro senadores, viajará para Washington entre os dias 29 e 31 de julho.