The news is by your side.

USURPAÇÃO DE COMPETÊNCIA

José Medeiros protocola pedido de impeachment contra o ministro Flávio Dino

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O deputado federal José Medeiros (PL) protocolou um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, alegando a prática de crime de responsabilidade. O documento foi encaminhado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), nesta segunda-feira (21), e solicita que a denúncia seja lida em plenário e analisada por uma comissão especial.

Segundo Medeiros, Dino extrapolou suas funções constitucionais ao defender, em um evento internacional, que o STF assumiu a tarefa de resolver problemas políticos e sociais diante da crise do presidencialismo de coalizão.

“Essa fala é uma admissão de usurpação de competências que, constitucionalmente, pertencem aos Poderes Legislativo e Executivo. Eles são os responsáveis pela formulação e execução de políticas públicas. Essa postura do ministro Dino fere a própria essência do Estado Democrático de Direito”, explicou o parlamentar.

Além disso, o deputado acusa o ministro de intervir na execução de emendas parlamentares, impondo critérios próprios e dificultando a liberação de recursos, atuando em favor do governo Lula e em detrimento do Congresso. Medeiros afirma ainda que essas decisões comprometeram a autonomia do Legislativo e agravaram o desequilíbrio institucional.

“O ministro Flávio Dino admitiu que o STF assumiu funções que não lhe cabem, interferindo nas atribuições do Congresso e do Executivo para proteger o governo que o indicou. Isso fere a independência entre os Poderes e é inaceitável”, afirmou o deputado.

O pedido também cita a Lei nº 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade de ministros do STF, apontando enquadramento nos artigos que mencionam violação à separação dos Poderes e conduta incompatível com o decoro do cargo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação