PROTAGONISMO
Projeto de MT apoia mulheres indígenas com capacitações em comunicação e artesanatos
Da Redação

O artesanato e a comunicação foram dois dos temas apoiados pelo Programa REM MT na sua atuação com os povos indígenas de Mato Grosso, especialmente em projetos e capacitações voltados às mulheres. Duas dessas iniciativas já geraram resultados importantes para os territórios e para as mulheres que participaram.
A artesã e presidente da Associação Indígena das Mulheres Rikbaktsa (Aimurik), Lucinete Wukda Rikbaktatsa, conta como o projeto ‘Joias e Saberes da Floresta’ facilitou e impulsionou a produção das peças artesanais, feitas a partir de sementes, conchas e outras materiais recolhidos diretamente da natureza.
“Esse projeto para nós foi muito bom, muito interessante, porque quando caiu esse recurso para a AIMURIK, na primeira vez, a gente comprou um barco e um motor e comprou as maquininhas para fazer artesanato e na segunda vez que o valor chegou, também compramos barco, motor e maquininhas. Os barcos estão sendo usados para as mulheres saírem para pegar sementes e fazer artesanato”, conta Lucinete.
Ela conta que antes da aquisição dos barcos, era muito difícil a coleta das sementes e conchas para a confecção das peças artesanais. “Não tinha barco. Era bem difícil a gente ir. O pessoal nosso ia, mas era de canoa, de bote. Eles desciam e passavam mais de uma semana na beira do rio para poder catar esses caramujos. Agora ficou mais fácil, né? Porque agora tem barco. É muito importante para nós. Esses dois barcos chegaram na hora certa”, contou.
Mulheres saindo de barco para coleta das sementes e conchas para a produção dos artesanatos – Foto: Programa REM MT
O projeto ‘Joias e Saberes da Floresta’ começou a ser desenvolvido em 2022, alcançando 39 aldeias, dos territórios Erikbaktsa, Japuíra e Escondido, beneficiando em torno de 600 indígenas. Além da aquisição dos equipamentos e barcos, foram realizadas oficinas e expedições.
Outra iniciativa importante foi a Oficina de Comunicação e Mídias Sociais para Mulheres Indígenas, realizada com mulheres de 19 etnias e de diferentes idades. Elas aprenderam sobre edição de fotos e vídeos, engajamento, gestão de redes sociais e como fazer entrevistas.
Uma das participantes foi a jovem Belua Txutere Karajá, da etnia Karajá, que destacou que a capacitação mudou a sua vida. “Eu gostei muito porque ajuda os povos a mandar nas redes sociais a forma que a gente vive, a nossa luta, conhecer os povos e como eles vivem nas aldeias. Foi muito legal porque eu conheci muitos colegas e a gente foi fazendo entrevista juntos. O curso mudou a minha vida. Ele me ensinou muitas coisas, como editar, gravar e fazer entrevistas. Gostei muito!”, contou Belua.
Participantes do curso de Comunicação para Mulheres Indígenas – Foto: Programa REM MT
As participantes do curso assumiram o protagonismo de suas próprias histórias, utilizando a internet como ferramenta de empoderamento e fortalecimento de suas comunidades. A oficina foi pensada para promover a geração de conteúdo sobre o cotidiano de mulheres indígenas e suas comunidades, cultura e luta pelos direitos indígenas. Como fruto dessa iniciativa, foi produzida uma cartilha que pode ser acessada no site do Programa REM MT ou AQUI.
Esses e muitos outros projetos e capacitações promovidos pelo Programa REM MT têm sido aliados fundamentais no fortalecimento da atuação das mulheres indígenas em seus territórios e para além deles. Com estímulo e apoio, elas ganham novos conhecimentos, sem perder suas tradições e modos de vida.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento.
Na fase I do Programa REM MT, foram apoiados 157 projetos, beneficiando 144 organizações sociais, entre elas, 114 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Dentre os resultados alcançados pelo programa, se destacam as 603 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 107 municípios mato-grossenses beneficiados, as mais de 35 mil pessoas atendidas e os 160 mil hectares de desmatamento evitados em Mato Grosso por meio da atuação do REM MT, nos anos de 2021 e 2022.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 99321-9997 (WhatsApp) .