The news is by your side.

PROTAGONISMO

Projeto de MT apoia mulheres indígenas com capacitações em comunicação e artesanatos

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

O artesanato e a comunicação foram dois dos temas apoiados pelo Programa REM MT na sua atuação com os povos indígenas de Mato Grosso, especialmente em projetos e capacitações voltados às mulheres. Duas dessas iniciativas já geraram resultados importantes para os territórios e para as mulheres que participaram.

A artesã e presidente da Associação Indígena das Mulheres Rikbaktsa (Aimurik), Lucinete Wukda Rikbaktatsa, conta como o projeto ‘Joias e Saberes da Floresta’ facilitou e impulsionou a produção das peças artesanais, feitas a partir de sementes, conchas e outras materiais recolhidos diretamente da natureza.

“Esse projeto para nós foi muito bom, muito interessante, porque quando caiu esse recurso para a AIMURIK, na primeira vez, a gente comprou um barco e um motor e comprou as maquininhas para fazer artesanato e na segunda vez que o valor chegou, também compramos barco, motor e maquininhas. Os barcos estão sendo usados para as mulheres saírem para pegar sementes e fazer artesanato”, conta Lucinete.

Ela conta que antes da aquisição dos barcos, era muito difícil a coleta das sementes e conchas para a confecção das peças artesanais. “Não tinha barco. Era bem difícil a gente ir. O pessoal nosso ia, mas era de canoa, de bote. Eles desciam e passavam mais de uma semana na beira do rio para poder catar esses caramujos. Agora ficou mais fácil, né? Porque agora tem barco. É muito importante para nós. Esses dois barcos chegaram na hora certa”, contou.

Mulheres saindo de barco para coleta das sementes e conchas para a produção dos artesanatos – Foto: Programa REM MT

O projeto ‘Joias e Saberes da Floresta’ começou a ser desenvolvido em 2022, alcançando 39 aldeias, dos territórios Erikbaktsa, Japuíra e Escondido, beneficiando em torno de 600 indígenas. Além da aquisição dos equipamentos e barcos, foram realizadas oficinas e expedições.

Outra iniciativa importante foi a Oficina de Comunicação e Mídias Sociais para Mulheres Indígenas, realizada com mulheres de 19 etnias e de diferentes idades. Elas aprenderam sobre edição de fotos e vídeos, engajamento, gestão de redes sociais e como fazer entrevistas.

Uma das participantes foi a jovem Belua Txutere Karajá, da etnia Karajá, que destacou que a capacitação mudou a sua vida. “Eu gostei muito porque ajuda os povos a mandar nas redes sociais a forma que a gente vive, a nossa luta, conhecer os povos e como eles vivem nas aldeias. Foi muito legal porque eu conheci muitos colegas e a gente foi fazendo entrevista juntos. O curso mudou a minha vida. Ele me ensinou muitas coisas, como editar,  gravar e fazer entrevistas. Gostei muito!”, contou Belua.

Participantes do curso de Comunicação para Mulheres Indígenas – Foto: Programa REM MT

As participantes do curso assumiram o protagonismo de suas próprias histórias, utilizando a internet como ferramenta de empoderamento e fortalecimento de suas comunidades. A oficina foi pensada para promover a geração de conteúdo sobre o cotidiano de mulheres indígenas e suas comunidades, cultura e luta pelos direitos indígenas. Como fruto dessa iniciativa, foi produzida uma cartilha que pode ser acessada no site do Programa REM MT ou AQUI.

Esses e muitos outros projetos e capacitações promovidos pelo Programa REM MT têm sido aliados fundamentais no fortalecimento da atuação das mulheres indígenas em seus territórios e para além deles. Com estímulo e apoio, elas ganham novos conhecimentos, sem perder suas tradições e modos de vida.

CONHEÇA O REM MT

Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento.

Na fase I do Programa REM MT, foram apoiados 157 projetos, beneficiando 144 organizações sociais, entre elas, 114 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Dentre os resultados alcançados pelo programa, se destacam as 603 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 107 municípios mato-grossenses beneficiados, as mais de 35 mil pessoas atendidas e os 160 mil hectares de desmatamento evitados em Mato Grosso por meio da atuação do REM MT, nos anos de 2021 e 2022.

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 99321-9997 (WhatsApp) .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação