Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

SEGURANÇA

Semáforos com tecnologia de “onda verde” começam a ser implantados em pontos críticos de Várzea Grande

Da Redação

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A Prefeitura de Várzea Grande inicia, nesta semana, as demarcações para a instalação de semáforos em dois pontos estratégicos da cidade: um na Avenida FEB, com sistema de botoeira mais acessível aos pedestres, e outro na Avenida Mário Andreazza.

A iniciativa, coordenada pela prefeita, Flávia Moretti (PL), conta com a participação direta do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ductievicz, e do secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, em parceria com a Guarda Municipal e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), responsável pelo fornecimento dos equipamentos necessários para a execução do projeto.

O coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, explica que os novos semáforos foram projetados para garantir segurança aos pedestres sem prejudicar o fluxo dos veículos.

“Os sistemas que serão implementados seguem o princípio da onda verde, que mantém a fluidez do trânsito ao sincronizar os ciclos semafóricos. Ou seja, o motorista que parar no primeiro sinal terá sequência livre nos demais semáforos, sem necessidade de novas paradas”, detalha.

A escolha dos locais levou em conta as reclamações e solicitações da população, bem como, os índices de acidentes registrados pela Guarda Municipal, especialmente na Avenida FEB, uma das mais movimentadas da cidade e que ainda segue em obras para implantação do BRT. Três pontos da FEB serão contemplados: regiões próximas à Havan, ao FEB Saúde e ao Shopping Fórmula. Nesta semana, será feita apenas a demarcação para um semáforo na FEB e outro na Mário Andreazza, que deverão ser instalados na próxima semana.

Após essa etapa inicial, a Guarda Municipal iniciará um trabalho educativo para orientar motoristas e pedestres sobre as mudanças no trânsito. Em seguida, os outros dois semáforos previstos para a FEB serão instalados, completando 100% do projeto.

SEGURANÇA VIÁRIA – Além da montagem das estruturas semafóricas, a obra inclui rebaixamento de calçadas, pintura da sinalização horizontal e apoio de agentes de trânsito para facilitar a adaptação da população às novas regras. O objetivo principal é reduzir a velocidade média dos veículos e proteger os pedestres, com atenção especial aos estudantes das escolas próximas à Ponte Nova e à região da Manga, bem como aos trabalhadores das empresas locais.

“O projeto foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades do momento, sem comprometer futuros projetos como o do BRT, que terá um sistema próprio e independente”, ressaltou Arruda.

Com essa iniciativa, a gestão municipal reafirma o compromisso com a segurança viária e a melhoria da mobilidade urbana, equilibrando as necessidades dos pedestres com a fluidez do tráfego em Várzea Grande.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação